segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Texto sobre o Dia do Professor

        O texto descrito abaixo (na íntegra) é do amigo e educador físico (formado comigo na UFPE) Prof. Gustavo Carvalho.

          Vale a pena ler, segue:

“Tenho uma visão meio polêmica sobre ser professor. Acho que a função não é ensinar, e sim facilitar a vida do discente. Ensinar a pescar, o que ainda é mais difícil. Explico. Ensinar é uma ação que está atrelada à outra que é a pré-disposição a aprender. Se o aluno não quiser, o docente vai passar a vida toda "pregando no deserto", quando ele quer acontece uma simbiose; a satisfação do verdadeiro profissional em ter seu dever cumprido com excelência e o aprendiz satisfeito com a absorção de conhecimento. Por isso, mais que nunca, percebo que ser docente é vocacional. Emprego? Temos vários, e que não precisam se capacitar com tanta frequência, e que sem dúvida, são mais bem remunerados. Realizo-me dando aula, adoro ajudar os alunos, me estresso muito, penso em desistir, e sempre demovo essa idéia. Aprendo, sempre, mais do que passo para eles, e percebo, assim, a magnitude desta profissão. Ser professor antes de tudo é ter a essência do altruísmo, da paciência, do discernimento e da solicitude. Desejo saúde e juízo aos meus amigos educadores, re-educadores e futuros, não categorizo ex-educadores, afinal, quem foi rei, nunca perde a majestade. Parabéns amigos, por este dia exclusivo nosso!!!

            Faço minhas as sábias palavras do prof. Gustavo.

Nenhum comentário: