quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Efeitos Adversos dos Esteroides Anabolizantes

O uso e o abuso de Esteroides Anabolizantes causam efeitos adversos nos usuários, efeitos estes que muitas vezes são irreversíveis. Como exemplos, têm-se:
Nos homens: os testículos diminuem de tamanho, a contagem de espermatozoides é reduzida, impotência, infertilidade, calvície, ginecomastia (crescimento das mamas), aumento da próstata e dificuldade ou dor ao urinar.
Nas mulheres: Crescimento de pelos faciais, voz engrossa, diminuição das mamas, aumento do clitóris e alterações ou até ausência de ciclo menstrual.
Nos adolescentes: Aceleração da puberdade provocando um crescimento raquítico e maturação esquelética prematura.
Além desses, outros efeitos mais generalizados são: tremores, acnes severas, retenção de líquidos, dores nas articulações, aumento da pressão sanguínea, baixo DHL (a forma boa do colesterol), tumores no fígado e icterícia (coloração amarelada da pele).
O abuso de EA podem ainda causar variação no humor, agressividade e raiva incontroláveis que podem ocasionar episódios violentos. Ciúme patológico, extrema irritabilidade, ilusões, distorções da realidade, distração e confusão mental e até esquecimentos.
Além de tudo isso, usuários que compartilham seringas e agulhas podem contaminar-se com vírus da AIDS (HIV) e Hepatites B e C. Frequentemente, os usuários tornam-se clinicamente dependentes quando param de tomar a droga, um sintoma de síndrome de abstinência que pode contribuir para a dependência.

Nenhum comentário: