sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Esteroides Anabolizantes

           Os Esteroides Anabolizantes (EA) – Esteroides Anabólicos Androgênicos – são drogas sintetizadas relacionadas ao hormônio masculino, Testosterona. Eles têm a propriedade de aumentar os músculos e por esse motivo são muito procurados por atletas ou pessoas que querem melhorar a performance e a aparência física (estética).

No Brasil não se tem estimativa do uso ilícito, mas sabe-se que o consumidor preferencial são homens entre 18 e 34 anos de idade.
            A venda destes medicamentos é (ou deveria ser) controlada nas farmácias. Mas, na realidade não é. Além do que, muitas destas drogas entram ilegalmente no país e são vendidos em farmácias e até academias sem controle nenhum.


            Muitas das substancias vendidas como anabolizantes são falsificadas e acondicionadas em ampolas não esterilizadas, e até misturadas em outras drogas. Alguns usuários, na busca insana do corpo “sarado”, utilizam produtos veterinários à base de esteroides anabolizantes, sobre os quais não se tem nenhuma ideia sobre os riscos do uso em humanos.


            Outro grande risco são os usuários que injetam EA com técnicas inadequadas e não estéreis (livre de contaminação) ou dividem agulhas com outros usuários, podendo contrair infecções como HIV e Hepatites B e C.

Nenhum comentário: