quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Qual o intuito (finalidade) dos Jogos internos na escola? (Parte 3)

            Acredito, por outro lado, que os jogos tem um importante papel educacional ao ensinar as crianças a vencer e a perder. Mas, tudo estará relacionado ao intuito (finalidade) que os jogos tem para escola como um todo. Se a competição – jogos internos – tiver uma perspectiva de participação e ludicidade, as crianças irão aprender a vencer e a perder, mas não de forma tão traumática e desastrosa como é da forma atual sem que haja esta perspectiva.
Assim todos nós que fazemos parte da comunidade escolar devemos ter em mente este sentido, para não valorizar apenas os vencedores, pelo contrário, devemos ensiná-los a vencer respeitando e reconhecendo o mérito dos derrotados, pois sem eles não haveria competição e sem a mesma não haveria vencedor ou vencido.
Bem como, não podemos sobrepujar e desmerecer os perdedores, mas sim, ensiná-los a crescer com sua derrota e reconhecer e respeitar a vitória do oponente. E mais ainda, é preciso encorajá-los a nunca desistir de competir e sempre tentar jogar e lutar novamente.

Prof. Artur Felipe Lima e Silva

2 comentários:

Jaime Victor disse...

Excelente interpretação do real significado dos Jogos internos escolares! Em um jogo, apresenação, Luta ou qualquer que seja a disputa em que exista a necessidade da obtenção de um vencedor, também é preciso reconhecer que o perdedor também possui seus méritos, e é um excelente momento pra reflexão. afinal, ganhar é muito bom e fácil, já perder é bem mais complexo! Parabéns pelas dignificantes Colocações!

Jaime Victor disse...

Excelente interpretação do real significado dos Jogos internos escolares! Em um jogo, apresentação, Luta ou qualquer que seja a disputa em que exista a necessidade da obtenção de um vencedor, também é preciso reconhecer que o perdedor também possui seus méritos, e é um excelente momento pra reflexão. afinal, ganhar é muito bom e fácil, já perder é bem mais complexo! Parabéns pelas dignificantes Colocações!