domingo, 30 de outubro de 2011

Esteroides Anabolizantes (Conclusão)


Breve histórico do uso

O primeiro uso não médico dos EA foi feito por soldados alemães na II Guerra Mundial com o intuito de aumentar a agressividade. 


Os anos 50 marcaram o início do uso entre atletas competitivos. Mas, só nos anos 70 pudemos observar o aumento progressivo do uso entre atletas de competição e início do uso em atletas recreativos, inclusive entre as mulheres. O ano de 1975 ficou marcado pela inclusão dos EA na lista de drogas consideradas “doping” pelo Comitê Olímpico Internacional, sendo o ano de 1988 um marco histórico dessa questão, pois foi quando o atleta canadense Bem Johnson perdeu a sua medalha olímpica nos Jogos de Seul, devido ao uso de Esteroides Anabolizantes.


Conclusão

Médicos, profissionais da Educação Física e atletas relatam que os anabolizantes aumentam significativamente a massa muscular, força e resistência. Apesar dessas afirmações, até o momento não existe nenhum estudo cientifico que comprove que essas drogas melhoram capacidade cardiovascular, agilidade, destreza ou performance física.
Por conta disso, o Comitê Olímpico Internacional colocou os Esteroides Anabolizantes e compostos relacionados a eles, como drogas banidas do esporte, ficando atletas que fizerem uso destes sujeitos a duras penalidades.
Segundo o prof. Ney Pereira, os anabólicos podem trazer benefícios estéticos a curto prazo, mas são uma espécie de maquiagem. Seus resultados fisiológicos são passageiros e só funcionam enquanto se faz uso deles e enquanto se pratica exercícios exaustivamente, o que cria a dependência e danos à saúde que podem levar até a morte.

Fonte: CEBRID (Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas).

Nenhum comentário: