quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Qual o intuito (finalidade) dos Jogos internos na escola? (Parte 1)

Os jogos internos ou interclasses é um evento organizado e promovido no âmbito escolar entre as turmas e séries. De modo geral, é uma época em que as atividades de sala de aula dão lugar às atividades esportivas (REVERDITO et al, 2008).
Ferreira (2000, apud REVERDITO et al, 2008) constata que existe, nesse modelo, uma demasiada ênfase na competição, sendo seu principal fim e mecanismo avaliativo a vitória, acarretando muitas vezes encontros violentos entre turmas e séries, transformando-se em verdadeiras guerras.
Os jogos internos, na verdade, deveriam ser um ótimo momento para que “todos” os alunos pudessem se divertir e confraternizar através do esporte, colocando em prática tudo que foi aprendido em relação ao esporte escolar, especialmente, seus valores e atitudes positivas.
Para isso, é necessário incutir em todos da comunidade escolar (alunos, professores, coordenadores, funcionários e pais) o valor educacional e lúdico dos jogos. Inicialmente, façamos a seguinte pergunta: O que se quer que nossos alunos aprendam e desenvolvam com e nos jogos internos?
            A partir dessa pergunta inicia-se toda a discussão de como queremos que sejam realizados os jogos internos, pois o esporte não é remédio para todos os males, e não é bom e nem ruim. O esporte, bem como os jogos internos, será aquilo que os envolvidos façam deles. Se queremos perpetuar a ideia de competição exagerada, onde os alunos se tratem como inimigos e queiram vencer a todo custo ou se queremos valorizar a participação de todos, onde exista a interação das turmas, a cooperação e a diversão de todos os envolvidos. Mas, para que isso ocorra, a ludicidade deve estar presente nas competições esportivas escolares, sem que haja necessariamente um vencedor ou perdedor. Mas, competição sem vencedor?

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