quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Corpo X Saúde X Estética

               Ao longo do tempo, e hoje mais do que nunca, há o controle do corpo com o objetivo de colocá-lo em acordo com os valores de utilidade e estética vigente em distintas épocas da sociedade ocidental “dita civilizada”.

            Hoje, o padrão de estética corporal caracteriza-se pelo biótipo longilíneo e magro, onde não se poupam esforços para se perder peso ou delinear a massa muscular. Mas nem sempre foi assim, nos séculos XVII ou XVIII, por exemplo, eram comuns obras de arte que exaltassem a beleza de uma mulher gorda, com curvas acentuadas e grandes quadris e seios, isso mostra a visão do corpo na época, onde o valor da sensualidade e estética estava no excesso corporal.




             O corpo, em nossa sociedade de consumo, serve mais de suporte a estereótipos relacionais que dizem respeito ao exterior, pois vivemos numa cultura da imagem, onde não importa muito o que se é, mas sim, o que você aparenta ser. Ou ainda, o que se tem que ser (CARDOSO, 1994).


           
            Assim a mídia nos apresenta os corpos perfeitos e “sarados”, não importando, muitas vezes, a forma como se alcança este corpo. Os jovens, que vivem em busca de sua autoafirmação, desejam ter um corpo idêntico ao que é veiculado na mídia. Pois, só assim ele se inserirá no seu grupo social, irá “conquistar” o(a) parceiro(a) desejado(a) e terá a sua autoestima elevada.

Nenhum comentário: