domingo, 2 de outubro de 2011

O corpo ao longo da história (parte 3)


 

No final do século XIX, mais precisamente em 1896, o corpo voltou a ser valorizado (assim como na Grécia Antiga) através do fenômeno esportivo com o ressurgimento dos Jogos Olímpicos. O esporte moderno teve o seu “apogeu”, com advento dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, idealizado pelo francês Pierre de Frédy – O Barão de Coubertim.
Ele idealizou e organizou estes jogos com o intuito de unir os povos através de uma competição justa, limpa e esportiva. Além de ter criado o Comitê Olímpico Internacional (COI) no qual foi presidente durante 30 anos, de 1896 até 1925.


Os Jogos da Era Moderna não tinham o intuito de adorar os deuses (como antigamente) e sim integrar os diferentes países e promover o espetáculo através de performances técnicas corporais perfeitas. Assim o corpo atlético, ágil e forte passou a ser valorizado e idealizado por atletas profissionais e amadores em busca de uma “excelência” esportiva.


Atualmente, na cultura ocidental, o corpo é valorizado, desde que siga a tendência momentânea (a moda através da ditadura da beleza), quer seja, de um corpo esbelto, definido e “saudável”. Sobre assunto abordaremos o tópico a seguir...

Nenhum comentário: