quinta-feira, 21 de julho de 2011

Conceituando o Fair Play

O Fair Play na Iniciação Esportiva foi tese da minha monografia de conclusão da Especialização em Educação Física Escolar. Desenvolver este tema com as crianças nas escolas é fundamental para o crescimento dos mesmos seja no esporte ou seja na vida.

Mas qual o conceito de Fair Play?

Segundo Santos (2005) os conceitos de “Fair Play” (Espírito Esportivo) ainda não estão suficientemente claros na literatura especializada que trata das questões relacionadas com a ética e moralidade no esporte.
Gonçalves (1988 e 1996) corrobora ao afirmar que "o espírito esportivo, constitui uma noção difícil de definir. Não é, contudo, difícil reconhecer algumas dimensões da questão: lealdade, honestidade, aceitação das regras, respeito pelos outros e por si próprio, igualdade de oportunidades, tantos são os elementos associados à idéia de espírito desportivo".
             O fair play é “um tipo de código de ética esportivo não formalizado” (RUBIO, 2007, p.307). Segundo Carvalho e Custódio (2007) o fair play pode ser entendido como a adesão voluntária às regras do esporte, princípios e códigos de conduta, obedecendo ao critério da justiça e renunciando a vantagens injustificadas.
De acordo com o Código de Ética Esportiva idealizado pelo Conselho da Europa (1996):


O fair play significa muito mais do que o simples respeitar as regras; cobre as noções de amizade de respeito pelo outro, e de espírito esportivo, representa um modo de pensar, e não simplesmente um comportamento. O conceito abrange a problemática da luta contra batota, a arte de usar a astúcia dentro do respeito às regras, o doping, a violência (tanto física quanto verbal), a desigualdade de oportunidades, a comercialização excessiva e a corrupção.


É possível identificar nos diferentes conceitos de fair play e de espírito esportivo uma forte influência dos ideais do Barão de Coubertin, percebe-se, também, uma nítida divergência entre os autores. Isto pode ser explicado pelo fator regional, que demanda diferentes significados, ou pela vontade de se libertar dos preceitos aristocráticos que transbordam o conceito de fair play difundido no nascimento das olimpíadas da era moderna.
            É difícil, e parece ser impossível, conceituar ou definir o fair play de forma universal, numa forma em que todos aceitem sem contestações, porém, ainda assim, vêem-se similaridades entre os diversos conceitos aqui citados e que se desenvolvem num mesmo raciocínio ou ideal de uma conduta ética entre todos os envolvidos na prática esportiva para que a mesma se desenvolva de forma “limpa” e justa.
 

4 comentários:

karyna disse...

Curti essa postagem!
Karyna Oliveira (8ªA)

karyna disse...

Curti essa postagem!
Karyna Oliveira (8ªA)

Anônimo disse...

Hugo Serpa passou por aqui!
(7ªA)

Anônimo disse...

Bia Marinho , passei por aqui , satisfeito querido ?
Um beijo gostei mt :)