Existem filmes que valem a pena você assistir e assistir novamente...
Vou listar os cinco melhores filmes que já assisti. Filmes estes que tratam sobre o preconceito racial e com o Esporte como pano de fundo. Quem nunca os assistiu, vale a pena mesmo!
1. A Estrada para a Glória (Glory Road, EUA 2006) - Filme baseado em uma história real que trata de vitórias adversas e também da questão do preconceito racial em uma época difícil nos Estados Unidos (1966), ainda mais no conservador estado do Texas, sempre relacionado a ideais racistas de direita. Um técnico branco de basquete, começa a procurar talentos para formar um time. Ele não está preocupado com a cor da pele de seus jogadores, mas sim com o quanto eles podem render em quadra. Dessa forma, convoca sete garotos negros e 5 brancos para montar seu time.
2. Duelo de Titãs (Remember The Titans, EUA 2000) – Um técnico de futebol americano contratado para trabalhar no comando de um time universitário dividido pelo racismo, os Titans. Inicialmente, sofre preconceitos raciais por parte dos demais técnicos e até mesmo de jogadores do seu time, mas aos poucos ele conquista o respeito de todos e torna-se um grande exemplo para o time e também para a pequena cidade em que vive.
3. Hurricane – O Furacão (The Hurricane, EUA 1999) - Em junho de 1966, Rubin "Hurricane" Carter era um forte candidato ao título mundial de boxe. Entretanto, os sonhos de Carter vão por água abaixo quando três pessoas são assassinadas num bar em Nova Jersey. Indo para casa em seu carro e passando perto do local do crime, Carter é erroneamente preso como um dos assassinos e condenado à prisão perpétua. Anos mais tarde, Carter publica um memorial, chamado "The 16th round", em que conta todo o caso. O livro inspira um adolescente do Brooklyn e três ativistas canadenses a juntarem forças com Carter para lutar por sua inocência.
4. Um Grito de Liberdade (Cry Freedom, Canadá 1987) – O filme conta a história de uma amizade memorável entre dois homens inesquecíveis, um ativista negro Stephen Biko e de um editor liberal de um jornal branco que arrisca a sua própria vida para divulgar ao Mundo a mensagem de Biko. Depois de ter conhecimento dos verdadeiros horrores do Apartheid, através das descrições de Biko, o editor descobre que o seu amigo foi silenciado pela polícia. Determinado a fazer ouvir a mensagem de Biko, Woods embarca numa perigosa aventura para escapar da África do Sul e divulgar ao mundo a impressionante história de coragem de Biko. A fascinante história mostra as facetas da humanidade nas suas vertentes mais terríveis e mais heróicas.
5. Homens de Honra (Men of Honnor, EUA 2000) – Um rapaz (Cuba Gooding Jr.) veio de uma humilde família negra, que vivia em uma área rural em Kentucky. Ainda garoto, no início dos anos 40, já adorava mergulhar, sendo que quando jovem se alistou na Marinha esperando se tornar um mergulhador. Inicialmente trabalha como cozinheiro que era uma das poucas tarefas permitidas a um negro na época. Quando resolve mergulhar no mar em uma sexta-feira acaba sendo preso, pois os negros só podiam nadar na terça-feira, mas sua rapidez ao nadar é vista por todos e assim se torna um "nadador de resgate". O aspirante a mergulhador descobre que o racismo no exército é um fato quando os outros aspirantes brancos se negam a compartilhar um alojamento com um negro. Mas a coragem e determinação de lutar contra o preconceito e a burocracia militar são maiores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário