quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Será que a FIFA resolverá o problema do Racismo no futebol agora?

A cena se repete. E, infelizmente, o racismo continua a assombrar o futebol no mundo (especialmente na Europa).

A FIFA prega o slogan: “Say no to racism” (“Diga não ao racismo”) e recentemente resolveu criar um protocolo antirracismo, que diz que em caso de ofensas raciais, a partida deve ser paralisada e o serviço de som do estádio deve solicitar que essas manifestações parem. Se elas se repetirem, o árbitro é orientado a interromper a partida e os dois times têm ir para o vestiário. Se o comportamento da torcida se mantiver, suspende-se o jogo.


Porém, na prática, a FIFA não tem sido enérgica e eficiente nos atos contra o preconceito racial no futebol.

Recentemente, ocorreu mais um caso de racismo. Dessa vez na maior competição do mundo, a Liga dos Campeões da Europa. No jogo entre CSKA x Manchester City, na Rússia.
O jogador Yaya Touré foi alvo da torcida. Durante a partida, ele avisou ao árbitro, que nada fez. A FIFA puniu brandamente o clube russo, com a interdição de um pequeno espaço da arquibancada (parte onde aconteceram os insultos racistas).


Enquanto, a FIFA e seu presidente, Joseph Blater, fazem vista grossa o jogador Touré foi enfático após o fim do duelo contra o CSKA e enviou uma mensagem a UEFA ameaçando que, caso providências não fossem tomadas, os jogadores negros boicotariam a Copa do Mundo de 2018, que será realizada justamente na Rússia.

"É um problema real aqui (na Rússia), algo que acontece o tempo todo, e é claro que eles precisam resolver o problema antes da Copa do Mundo. Caso contrário, se não tivermos confiança para ir ao Mundial na Rússia, nós não iremos", alertou o jogador em entrevista divulgada pelo Daily Mail.


Finalmente alguém parece ter tido coragem e vontade de fazer algo para exterminar esse mal no futebol e da sociedade em geral. Espero que a FIFA tome providências sérias, punindo severamente os clubes e utilizando de força policial para indiciar e prender os torcedores racistas que ainda insistem em achar que a cor da pele é algo que deva ser usado como ofensa.
Falta de educação e de caráter, sim são ofensas graves. Espero que a FIFA pare de falar e comece a agir... 


quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Citações, Poesias & Canções...

Citações, Poesias & Canções... Sobre a vida e suas reflexões!

Um antigo sonho realizado, esse é o sentimento. Com data, hora e local para ser concretizado.
Um livro que reuni “meros rabiscos que se transformaram em poesias, que cantaroladas tornaram-se canções. Ou seriam singelas canções que cantadas baixinho tornaram-se poesias carregadas de emoções”.


Citações, poesias e canções nos fazem refletir sobre a vida e suas reflexões, sobre o homem e suas motivações, sobre o tempo e outras recordações, sobre a esperança e algumas ilusões, sobre a política e umas contravenções, sobre a juventude e suas interrogações, sobre amizade, sobre confiança, sobre medo, sobre sonho. Simplesmente, sobre a vida.


sábado, 12 de outubro de 2013

Seleção brasileira para 2014

Há tempos não falava da seleção brasileira.
Na era Mano, o time demorou pra se encaixar, e quando começava a “dar liga”, a CBF mandou o cara embora. Ficou a sensação de que Mano apenas guardava o lugar da dupla Felipão e Parreira.
O trabalho não começou bem, mas com pouco tempo, a dupla conseguiu algo maior do que fazer a seleção jogar bem, fez a seleção ser querida novamente pelo povo brasileiro.
A conquista da Copa das Confederações foi primordial para isso, mas, mesmo se o Brasil tivesse perdido a final para Espanha, o respeito e o carinho do torcedor já tinham sido conquistados. Porém, o Brasil não só venceu, como convenceu e deu um show na final.

Após a Copa das Confederações ficou a ideia de que o time já estava pronto e faltava apenas algumas peças para compor o grupo da Copa do Mundo. E isso fica bem claro a cada amistoso da seleção brasileira. O time joga com garra e com vontade, mesmo em se tratando de um amistoso, e assim, recuperou o prestigio no futebol mundial.

Mas, isso se deve a quê?
Primeiramente, a qualidade técnica e individual do brasileiro sempre foi indiscutível, mas antes não conseguíamos transformar isso numa boa equipe.
Felipão e Parreira sabem formar equipes como poucos, e transformaram bons jogadores soltos, numa bela equipe junta. Todos correm por todos.
Por falar em correr, Felipão instaurou na seleção o fator marcação. O time todo marca, inclusive os atacantes. Isso é fundamental no futebol atual. Hoje é comum, você ver o Brasil marcar sob pressão a saída de bola do adversário, e muitas vezes os 90 minutos.
E outra coisa imprescindível na seleção, foi o fechamento do grupo. Qualquer um sabe dizer os titulares do Brasil de cor. E até os principais reservas. Isso dá moral e tranquilidade para treinar mais forte e melhorar ainda mais até a Copa no Brasil.

Segue abaixo minha seleção brasileira para Copa do Mundo. Os 23 convocados no dia de hoje seriam:

Goleiros: Júlio César, Jeferson e Victor.
Zagueiros: Thiago Silva, David Luiz, Dante e Dedé.
Laterais: Daniel Alves, Maicon, Marcelo e Maxwell.
Meias: Luiz Gustavo, Lucas Leiva, Paulinho, Ramires, Oscar, Hernanes e Everton Ribeiro (do Cruzeiro).
Atacantes: Fred, Jô, Neymar, Hulk, Bernard.

Principal ausência: Lucas – não vejo mais lugar para esse jogador na seleção. Ele tem um grande potencial, mas não tem jogado nem no seu time na França. Para o seu lugar eu levaria um meio campo mais centralizado, mais armador. O problema é que ainda não vejo ninguém tão bom. O jogador que tá em melhor fase neste momento e com essas características é Everton Ribeiro (do Cruzeiro), mas vai depender se ele manter a regularidade e for convocado por Felipão.


Acho que a convocação não vai ser muito diferente disso.
É só esperar pra ver...


segunda-feira, 30 de setembro de 2013

VI Festival Infantil de Judô - ABAJ 2013


Neste sábado, 05 de outubro, acontecerá no Ginásio da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (Rua Afonso Olindense, 1513, Várzea, Recife) a sexta edição do Festival Infantil de judô da Associação Bruno Amorim de Judô – ABAJ.
O Festival é uma competição lúdica e educativa idealizada para o público infantil (crianças praticantes de judô) e tem o intuito de transformar o momento da competição em momentos de prazer e diversão para as crianças participantes.
Neste evento a competição é ambientada numa grande festa com bexigas coloridas, brinquedos infláveis, recreadores infantis, distribuição de guloseimas, etc., desmistificando a “seriedade” das outras competições, fazendo com que as crianças sintam-se bem neste ambiente saudável e acolhedor, onde mais importante do que o “lutar judô” é fazer novas amizades e se divertir nesta grande festa.
O Festival deste ano conta com o apoio da Federação Pernambucana de Judô e alguns parceiros como o BJ Colégio e Curso, Feeling Art’s, Rumo Certo, Sorvetes July, Tenda Elétrica e Educandário Santa Terezinha. A competição terá início às 8h e deve reunir um público em torno de duas mil pessoas, entre atletas, pais e amantes do judô.

A expectativa para a edição deste ano é boa, como relata o professor Bruno Amorim, presidente da ABAJ: “A nossa expectativa para este ano é bastante elevada, tendo em vista que a procura dos professores e alunos está muito alta. Esperamos mais de 400 inscrições”.

O discurso do professor Artur Felipe, coordenador geral do festival, é bem semelhante: “O Festival do ano passado foi um sucesso enorme, por conta disso a ansiedade e expectativa para este ano está sendo muito grande, estamos trabalhando para melhorar a estrutura e receber ainda melhor as crianças... Teremos algumas novidades neste ano!”.




domingo, 29 de setembro de 2013

Educação Física no ENEM


   A disciplina de Educação Física faz parte do programa do ENEM como Estudo das práticas corporais, que se encontra na Matriz de Referência de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, inserida na Competência de área 3, que é redigida como: Compreender e usar a linguagem corporal como relevante para a própria vida, integradora social e formadora da identidade.
   Essa competência é dividida em três habilidades, são elas:
► H9 - Reconhecer as manifestações corporais de movimento como originárias de necessidades cotidianas de um grupo social.
► H10 - Reconhecer a necessidade de transformação de hábitos corporais em função das necessidades cinestésicas.
► H11 - Reconhecer a linguagem corporal como meio de interação social, considerando os limites de desempenho e as alternativas de adaptação para diferentes indivíduos.

  As questões de Educação Física na prova do ENEM requerem que o aluno compreenda, reflita e interprete o movimento corporal enquanto linguagem e expressão importante na vida, na cultura e na sociedade.
  A inserção de conteúdos e temáticas da Educação Física no Exame Nacional é muito importante para legitimação e maior valorização da disciplina no meio acadêmico. Fazer parte do programa do ENEM fez com que alguns alunos observassem que as aulas de Educação Física não são apenas atividades livres e recreativas. Que a disciplina tem conteúdos e conhecimentos específicos que devem ser compreendidos pelos alunos durante toda a formação no ensino básico.

  As questões ligadas as corpo, ao exercício físico, a saúde e a qualidade de vida estão cada vez mais ganhando espaço na mídia e no dia-a-dia da sociedade atual. Com isso, é importante que a educação física escolar vivencie e desenvolva nos alunos o gosto pelo movimento e pelas práticas corporais saudáveis e que os mesmos compreendam os benefícios do exercício físico para a saúde e para qualidade de vida e que o façam por toda a vida.    

► Conteúdos de Educação Física que caem no ENEM:
A linguagem corporal como integradora social e formadora de identidade;
Performance corporal e identidades juvenis;
Possibilidades de vivência crítica e emancipada do lazer;
Mitos e verdades sobre os corpos masculino e feminino na sociedade atual;
Exercício físico e saúde;
O corpo e a expressão artística e cultural;
O corpo no mundo dos símbolos e como produção da cultura;
Práticas corporais e autonomia;
Condicionamentos e esforços físicos;
Além, dos conteúdos da cultura corporal (esporte, dança, lutas, jogos e brincadeiras)

                                                                              Prof. Esp. Artur Felipe Lima


domingo, 12 de maio de 2013

TRIcolor TRI campeão!!!


 
Felicidade geral na torcida mais apaixonada do Brasil. O Santinha sagrou-se TRI CAMPEÃO Pernambucano vencendo duas vezes o freguês Sport.
Com um time aguerrido, uma defesa segura, jogadores que se superaram (mesmo jogando mais da metade do jogo com um jogador a menos) e com uma grande exibição do goleiro Tiago Cardoso. Assim o Santa Cruz venceu o terceiro campeonato seguido.
O Sport teve mais posse de bola, mas foi incompetente e não conseguiu “furar” a forte defesa tricolor e o inspirado paredão Tiago Cardoso. E lá na frente o ataque tricolor resolveu, dessa vez não foi Dênis Marques e sim o CR7 do Arruda, Caça Rato fez um gol de craque com calma, competência e habilidade, um golaço.
E no final do jogo a “facada fatal” no coração dos rubro-negros, mas um golaço da cobrinha coral com Sandro Manoel, que entrou muito bem no segundo tempo, deixou Tobi na saudade e levou a torcida coral ao delírio total.

Parabéns meu santinha... Mostrou mais uma vez que futebol se ganha dentro do campo... que nem sempre quem tem mais dinheiro é o mais competente. Reiterou para todos que quando se trata de um grande time como o Santa Cruz esse negócio de “série” não vale de nada... o que vale é a determinação e a garra que se coloca dentro das quatro linhas!!!
Tricolor tri campeão!!!   




quinta-feira, 2 de maio de 2013

Bayern x Borussia. O futebol alemão merece!


A semifinal da Liga dos Campeões da UEFA reuniu as duas maiores potências do futebol mundial na atualidade. Alemanha e Espanha.
Nas últimas grandes competições a seleção espanhola sagrou-se campeã jogando bonito e com competência, porém a Alemanha jogou um futebol tão bonito quanto, porém mais objetivo e agressivo no ataque.
Sempre se falou muito do poderio de Barcelona e Rela Madrid. Especialmente o Barça que encantou o mundo com um futebol de qualidade, técnica e talento, contando com um gênio chamado Messi. O Real Madrid também sempre encantou o mundo do futebol com seus “galácticos” e sua imensa lista de troféus.
Parece que agora vemos surgir uma nova potência do futebol europeu, O Bayern de Munique. Um time forte, competente e bem organizado, e que logo mais será treinado pelo badalado Pepe Guardiola. E como todo grande time, terá um rival bastante qualificado, chamado Borussia Dortmund.
Voltando a semifinal. Tivemos dois belíssimos jogos que demostraram bem o bom momento que vive o futebol alemão. Tudo isso fruto de um trabalho de médio / longo prazo, com organização das finanças dos clubes, organização do calendário e das competições e do apoio da torcida. Afinal, Bayern e Borussia têm uma média de publico fantástica (chegando quase a 100% da lotação do estádio).
Teremos pela primeira vez na história dois times alemães numa final da Champions League. O futebol alemão merece e quem gosta do bom futebol agradece. 
Você aposta em quem? Eu aposto no bom futebol....


domingo, 24 de março de 2013

Dica de Filme: “Pride – Orgulho de uma nação”


Título original: Pride (Alemanha – EUA, 2007).

Um filme pouco conhecido, mas muito bom. Que trata um esporte pouco comum nos filmes americanos, a Natação. O Filme é baseado em fatos reais nos anos 70 e conta a história de Jim Ellis, apaixonado por natação e resolve formar uma equipe de competição de natação com negros da Filadélfia – USA que mal sabiam nadar.
O filme trata questões como superação, perseverança, atitudes antidesportivas, lições do fair play e principalmente questões do preconceito racial.

Trailer americano (não há trailer legendado ou dublado):


Um belíssimo filme para assistir e aprender lições para toda a vida!



terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

A violência no Futebol

É triste quando vemos que o esporte fica em segundo plano e é utilizado como lócus para violência.
Nos últimos dias aconteceram duas tragédias no Futebol, uma bastante repercutida na mídia internacional foi a morte do garoto boliviano de 14 anos atingido por um sinalizador vindo da torcida organizada Gaviões da Fiel do Corinthians, e a outra o jovem torcedor do Náutico de 19 anos atingido por uma bala em frente ao estádio dos Aflitos.



O futebol (como qualquer modalidade esportiva) deveria ser um momento de entretenimento, alegria, diversão, paixão, mas infelizmente constantemente tem sido espaço para violência.  Sei que tratar desse tema não é fácil e nem é assunto novo. Mas a partir dos últimos acontecimentos não podemos ficar imunes e ignorarmos o que está ao nosso redor.
Devemos repensar o que acontece nos estádios de futebol, por exemplo, onde torcidas organizadas estão mais preocupadas em arrumar confusões e badernas do que incentivar seu time. Torcidas que marcam pelas redes sociais encontros violentos, mesmo quando não é dia de jogo do seu time.
Infelizmente a violência está em todo lugar no nosso país, na nossa cidade, não podemos ignorar o fato, mas não podermos achar normal o fato de irmos a um espetáculo esportivo (estádio de futebol, por exemplo) e ficarmos com medo das torcidas organizadas. Ou sermos alvos de violência pelo fato de não torcermos pelo mesmo time ou às vezes torcer pelo mesmo time, mas não ser da mesma torcida organizada ou pior ainda, ser da mesma torcida organizada, mas de uma facção diferente e isso ser motivo de violência.
 

Sei que a violência nos estádios de futebol não está apenas nas torcidas organizadas, mas essas são o que há de pior no futebol. São verdadeiras organizações criminosas, que não vestem a camisa do Clube, vestem suas próprias camisas e servem de seio para uso de drogas, roubos, furtos, pancadarias, depredações, e tantos outro tipos de atos ilícitos e violentos.



Espero que a notícia da proibição da entrada das “organizadas” nos estádios pernambucanos seja realmente cumprida, e mais que isso, que os dois casos de violência (tragédias) citados acima sirvam de lição para os poderes públicos e as entidades que fazem o futebol no Brasil e aqui em Pernambuco tomem providências em relações ao mal que estes falsos torcedores fazem a essa grande paixão chamada: Futebol.

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Seletiva do Brasileiro Regional 2


Iniciou o ciclo de competições da ABAJ no ano de 2013.
Neste sábado, 23 de fevereiro, no Ginásio J. Raposo em Igarassu ocorreu a Seletiva para o Campeonato Brasileiro da Região 2. Competiram os melhores atletas do estado de Pernambuco em busca da classificação para o Regional em Aracaju – SE no dia 06 de abril.


A Comissão Técnica da ABAJ estipulou a meta de classificar no mínimo 11 atletas para disputar o Brasileiro Regional. Por isso, o planejamento dos treinos na pré-temporada e nas semanas pré-competitiva e competitiva foi todo realizado para que nossos atletas chegassem bem e tivessem o melhor desempenho para alcançar a meta da comissão técnica e suas metas individuais.

A ABAJ contou com força máxima, exceto pela ausência da atleta Fernanda Freitas que ainda se recupera de uma cirurgia no joelho e não estava apta a competir.
Tivemos nesta Seletiva, 28 atletas inscritos em 30 categorias: Elionay Gadelha (Sub 13 -38kg); Mayane Melo (Sub 13 -42kg); Debora Moura (Sub 13 -47kg); Thiago Menezes (Sub 13 -38kg); Kauê Silva (Sub 13 -47kg); Maria Alice (Sub 15 -44kg); Elizabete Gadelha (Sub 15 -48kg); Yasmin Moura (Sub 15 -53kg); Heloisa Victória (Sub 15 -58kg); Luana Vasconcelos (Sub 15 -64kg); Vinicius Perrella (Sub 15 -40kg); Matheus Rafael (Sub 15 -64kg); Sergio Murilo (Sub 15 -64kg); Alexia Suelen (Sub 18 -48kg); Raísa Caroline (Sub 18 -52kg) Fernanda Freitas (Sub 18 -52kg); Maria Tereza (Sub 18 -63kg); Lucas Monteiro (Sub 18 -60kg); Victor Oliveira (Sub 18 -66kg); Antonio Ricardo (Sub 18 -73kg); Giancarlo Mênia (Sub 18 -90kg); Fernanda Freitas (Sub 21 -52kg); Mattheus Gomes (Sub 21 -55kg); Leandro Moura (Sub 21 -60kg); Paulo Brainer (Sub 21 -60kg); Luiz Eduardo (Sub 21 -73kg); Paulo Brainer (Sênior -60kg); Alexandre Alves (Sênior -73kg); José Henrique (Sênior -81kg) e Fagner Luiz (Sênior -90kg).

A meta foi alcançada e superou a estimativa da Comissão Técnica. Foram 15 atletas classificados em 16 categorias (podendo ter ainda mais atletas disputando o Regional classificados pelo índice técnico). Os atletas classificados foram: Elionay Gadelha, Debora Moura, Maria Alice, Yasmin Moura, Luana Vasconcelos, Vinicius Perrella, Matheus Rafael, Alexia Suelen, Antonio Ricardo, Giancarlo Mênia, Leandro Moura, Luiz Eduardo, Paulo Brainer (Sênior), Alexandre Alves e Fernanda Freitas (mesmo sem poder competir foi classificada no Sub 18 e Sub 21 pelo índice técnico).

Gostaria de parabenizar todos os atletas que lutaram com garra e empenho nesta Seletiva (independentemente do resultado).
Aos que se venceram e se classificaram, a caminhada está só começando, resta focar na próxima etapa que será o Regional em Aracaju – SE. E aos que infelizmente não conseguiram a vaga, resta levantar a cabeça e continuar treinando forte para a próxima Seletiva do Campeonato Brasileiro Nacional.


E finalizando, não poderia deixar de parabenizar a toda família ABAJ que esteve presente no ginásio e apoio bastante nossos atletas.

Dá-lhe ABAJ!!! Que venha o Regional...
 

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Dois jogos distantes, porém similares...


Ontem aconteceram dois grandes jogos de futebol. Milan x Barcelona pela Liga dos Campões e Fluminense x Grêmio pela Libertadores da América.
Guardada as proporções e dimensões de cada competição e de cada equipe, na minha visão os dois jogos foram bem parecidos.


Tanto em Milão quanto no Rio de Janeiro, os times vencedores deram um show de marcação. No caso do Milan, o time italiano soube compactar bem a defesa e não dar espaços para as infiltrações de Messi e companhia. Já o Grêmio fez um paredão à frente de Dida e ainda foi ajudado pela péssima atuação dos meias e atacantes do Flu.


Também nos dois jogos, houve a similaridade nos gols. Os primeiros gols da partida foram feitos após “bola parada” e proveito dos atacantes. E o segundo gol em Milão e o segundo e terceiro no Rio, foram assinalados após contra-ataques fulminantes e bem finalizados, e justamente quando os times que perdiam, mantinham a posse da bola (um falso controle do jogo), mas não eram efetivos nos seus ataques. Grande prova disso é que o Fluminense só finalizou uma vez durante 90 minutos e o Barça pouca vezes adentrou a área do Milan e assustou o goleiro Abbiati.


Quem sou eu para julgar um time como o Barcelona, mas quem viu o time de Guardiola jogar há pouco tempo atrás e ver o Barcelona hoje percebe uma diferença crucial: a marcação dos homens que jogam na frente (a pressão na saída de bola do adversário) que não existe mais como existia antes. Sem falar no velho problema de sempre, o time troca passes exaustivamente e não tem agressividade para atacar (parece que não sabem chutar a gol e só sabem fazer gol de dentro da área). O Barcelona depende muito da ofensividade de Messi, que quando não está num dia feliz, com promete muito o ataque do time catalão.


Pela Libertadores, o Fluminense perdeu para o ótimo time do Grêmio. O problema não foi à derrota em si, mas como se deu essa derrota. Um time jogando em casa e demonstrou-se apático, errando muitos passes, com os meias irreconhecíveis e a defesa demonstrando imensa fragilidade.
Já o Grêmio, após estrear perdendo em casa, se reestabeleceu em grande estilo, com uma grande vitória sobre um grande adversário. Fez boas contratações, inclusive a vitória de ontem teve presença de três grandes contratados: Barcos, André Santos e Vargas.

Finalizando, dia 12 de março teremos o jogo da volta na Liga dos Campões, dessa vez em Barcelona. Creio que será mais um grande jogo, resta saber o que este time do Barça vai fazer para penetrar na defesa italiana. E quanto a Grêmio e Fluminense não tenho dúvidas que os dois times passarão a segunda fase da Libertadores e irão longe na competição.


sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Quanto teremos que pagar pelos novos estádios de Futebol?


Estamos próximos de um grande evento esportivo no Brasil – A Copa das Confederações de Futebol da FIFA. Lembrando que este é apenas um evento teste para a Copa do Mundo.


Há algum tempo venho acompanhando nos sites de notícias e nas redes sociais os comentários a respeito de tais eventos. Não é nosso objetivo entrar na discussão dos gastos exorbitantes do governo, da roubalheira ou do que poderia ser feito com toda essa verba.
Vamos nos ater apenas ao fato de que o Brasil será sede de três importantes eventos esportivos com dimensões mundiais, e que é necessário se preparar em termos de infraestrutura, de melhores condições para os turistas e os próprios brasileiros e o mais importante ainda é aproveitar esses eventos para deixar um legado positivo para o país, como melhorias nas estradas (no trânsito de forma geral), nos aeroportos, nos hotéis, nas cidades em geral.
Mas o que vemos até agora é todos preocupados apenas com as instalações dos estádios, correndo para se adequar a normas (algumas vezes) sem sentido da FIFA.



Não temos dúvidas que os estádios ficarão prontos a tempo, o receio será como o torcedor brasileiro irá “torcer” (cuidar e manter) nestes novos estádios. Em matéria na globo.com a FIFA e COL (Comitê Organizador Local) dizem que os brasileiros terão novas experiências como torcedor, com comodidade e segurança. Mas não podemos esquecer que futebol também e tradição e o estádio trata-se de um espaço social democrático e indistinguível (onde se misturam diversas classes, raças, gêneros e etc.).
A pergunta é: Quanto teremos que pagar pelos novos estádios de Futebol?
O nosso maior medo é que o estádio de Futebol volte a ser um local apenas para os ricos da elite (como era no início do século XX) e que a grande população brasileira apaixonada por este esporte, tenha que se contentar com a televisão.

Deixamos claro que não somos contra a modernização dos estádios, pois as melhorias são muitas: gramados em boas condições, proximidade do campo, segurança na entrada e na saída (ou numa possível evacuação rápida), comodidade (com assentos numerados e marcados, bares e restaurantes, banheiros decentes), acessibilidade, estacionamento, trânsito digno, venda de ingressos pela internet ou diversos pontos nas cidades (onde os torcedores não precisem “dormir”, passar o dia no sol ou brigar pelo ingresso nas filas dos estádios), isso entre outras melhorias nas cidades em si.


O que não podemos deixar que aconteça é que tentem transformar os hábitos culturais e tradicionais dos torcedores brasileiros em seus estádios como proibir o uso de bandeiras, batucadas, charangas, etc. Nem muito menos que exclua a grande massa de torcedores sem condições de pagar ingressos caros como os cobrados na Copa das Confederações.

Essa discussão é boa e tem muito que render ainda... até mais!


quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Início da era Felipão (de novo)

Sempre fui a favor de que o técnico de futebol tem que ter tempo para organizar o time e mostrar um bom trabalho, exemplos para isso temos muito, principalmente fora do Brasil.
Quando Mano Menezes foi chamado a ser o técnico da seleção (na vaga que seria de Muricy Ramalho) achei que ele não seria o cara ideal, mas mantive a esperança de que ele fizesse um bom trabalho. Mas, ele não fez. Prometeu a seleção jogando bem e bonito, e conquistando os resultados mais á frente. Porém o tempo foi passando e nada da seleção jogar bem, muito menos bonito e nem ganhar nada.
A CBF teria todo o motivo do mundo para ter demitido o Mano na Copa América ou após os Jogos Olímpicos, mas não fez. Mano seguiu o trabalho, e quando começou a montar um esquema seguro e eficiente, quando finalmente parecia ter encontrado as peças para seleção (exceto o goleiro), o que aconteceu? A CBF vai e o demiti faltando menos de um ano para a Copa das Confederações e um pouco mais de um ano e meio para a Copa do Mundo no Brasil.
Sinceramente eu não entendo. Se era para colocar o cara para fora, deveria ter feito isso o quanto antes para que o sucessor tivesse tempo para trabalhar.
Assim, parece que Mano serviu apenas de um passatempo até a chegada (ou volta) do Felipe Scolari, que dessa vez veio com a ajuda do C. A. Parreira. Dois ótimos técnicos, mas tenho dúvidas se essa parceria vai dar certo, porém continuo esperançoso.


Na estreia da seleção na Era Felipão, o time não jogou mal, mas é um time que marca muito mal a equipe adversária (coisa que Mano estava finalmente começando a fazer com a seleção, o atacantes marcavam pressão a saída de bola e voltavam para compor o meio).
Na derrota para Inglaterra ontem, ficou claro que Oscar é o melhor meio campo que temos, e que Felipão deverá colocar um veterano ao seu lado como Ronaldinho ou Kaká (desde que eles queiram realmente jogar). Ficou claro também que Neymar precisa jogar mais pela seleção, precisa fazer a diferença que faz no Santos e que Fred é um cara iluminado (se não tiver nenhuma lesão certamente será o camisa 9).
Os volantes brasileiros convocados (Ramires, Paulinho, Arouca, Jean e Hernanes) são bons e saem bem para o jogo, mas como nossos meias e atacantes não marcam o time adversário, acaba dificultando o trabalho dos volantes, mas pela forma como Felipão monta os seus times, ele deve colocar ainda nesse meio campo um volante marcador (daqueles tipo "brucutu"). Eu espero que não, mas... 
A nossa defesa está mais do que certa, Thiago Silva e mais outro (que provavelmente será David Luiz, que é muito bom zagueiro), Marcelo na lateral esquerda e Daniel Alves na direita (que teve uma péssima atuação no amistoso, mas só temos ele mesmo). E para fechar o time o goleiro (que era a maior dúvida da Era Mano), parece que será mesmo Júlio César, mas temos ainda boas opções como Diego Alves e Diego Cavalieri.
Espero, sinceramente, que Felipão e sua comissão técnica consigam organizar esse time para a Copa das Confederações e que ele consiga cumprir o que está prometendo em todos as entrevistas... Ser Campeão do mundo em 2014 aqui no Brasil!  



segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Voltando a atividade

Hoje voltaram às aulas, e voltaram também as postagens do nosso blog.
Após um período de mais de um mês inativo, as postagens voltarão a acontecer. 
Devido às férias e outros trabalhos realizados neste início de ano, o blog não teve nenhuma nova mensagem, mas ficamos muitos felizes ao ver que as visualizações continuaram acontecendo, inclusive com comentários.

O blog passou por algumas mudanças e inovações, mas continuaremos abordando os mais diversos assuntos relacionados ao fenômeno esportivo e todas as suas relações.
Mais na frente teremos mais algumas surpresas no blog. Aguardem!

Finalizo esta primeira mensagem de 2013 com algumas frases das minhas primeiras aulas deste ano letivo.

"A aprendizagem acontece de corpo inteiro" (João Batista Freire)
"Educação Física trabalha o corpo e a mente" (Medina)
"Chato é aquela pessoa que se importa com você mais do que você se importa com ele" (Autor desconhecido)

                                                                                         Prof. Artur Felipe