terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

A violência no Futebol

É triste quando vemos que o esporte fica em segundo plano e é utilizado como lócus para violência.
Nos últimos dias aconteceram duas tragédias no Futebol, uma bastante repercutida na mídia internacional foi a morte do garoto boliviano de 14 anos atingido por um sinalizador vindo da torcida organizada Gaviões da Fiel do Corinthians, e a outra o jovem torcedor do Náutico de 19 anos atingido por uma bala em frente ao estádio dos Aflitos.



O futebol (como qualquer modalidade esportiva) deveria ser um momento de entretenimento, alegria, diversão, paixão, mas infelizmente constantemente tem sido espaço para violência.  Sei que tratar desse tema não é fácil e nem é assunto novo. Mas a partir dos últimos acontecimentos não podemos ficar imunes e ignorarmos o que está ao nosso redor.
Devemos repensar o que acontece nos estádios de futebol, por exemplo, onde torcidas organizadas estão mais preocupadas em arrumar confusões e badernas do que incentivar seu time. Torcidas que marcam pelas redes sociais encontros violentos, mesmo quando não é dia de jogo do seu time.
Infelizmente a violência está em todo lugar no nosso país, na nossa cidade, não podemos ignorar o fato, mas não podermos achar normal o fato de irmos a um espetáculo esportivo (estádio de futebol, por exemplo) e ficarmos com medo das torcidas organizadas. Ou sermos alvos de violência pelo fato de não torcermos pelo mesmo time ou às vezes torcer pelo mesmo time, mas não ser da mesma torcida organizada ou pior ainda, ser da mesma torcida organizada, mas de uma facção diferente e isso ser motivo de violência.
 

Sei que a violência nos estádios de futebol não está apenas nas torcidas organizadas, mas essas são o que há de pior no futebol. São verdadeiras organizações criminosas, que não vestem a camisa do Clube, vestem suas próprias camisas e servem de seio para uso de drogas, roubos, furtos, pancadarias, depredações, e tantos outro tipos de atos ilícitos e violentos.



Espero que a notícia da proibição da entrada das “organizadas” nos estádios pernambucanos seja realmente cumprida, e mais que isso, que os dois casos de violência (tragédias) citados acima sirvam de lição para os poderes públicos e as entidades que fazem o futebol no Brasil e aqui em Pernambuco tomem providências em relações ao mal que estes falsos torcedores fazem a essa grande paixão chamada: Futebol.

Nenhum comentário: