sábado, 12 de outubro de 2013

Seleção brasileira para 2014

Há tempos não falava da seleção brasileira.
Na era Mano, o time demorou pra se encaixar, e quando começava a “dar liga”, a CBF mandou o cara embora. Ficou a sensação de que Mano apenas guardava o lugar da dupla Felipão e Parreira.
O trabalho não começou bem, mas com pouco tempo, a dupla conseguiu algo maior do que fazer a seleção jogar bem, fez a seleção ser querida novamente pelo povo brasileiro.
A conquista da Copa das Confederações foi primordial para isso, mas, mesmo se o Brasil tivesse perdido a final para Espanha, o respeito e o carinho do torcedor já tinham sido conquistados. Porém, o Brasil não só venceu, como convenceu e deu um show na final.

Após a Copa das Confederações ficou a ideia de que o time já estava pronto e faltava apenas algumas peças para compor o grupo da Copa do Mundo. E isso fica bem claro a cada amistoso da seleção brasileira. O time joga com garra e com vontade, mesmo em se tratando de um amistoso, e assim, recuperou o prestigio no futebol mundial.

Mas, isso se deve a quê?
Primeiramente, a qualidade técnica e individual do brasileiro sempre foi indiscutível, mas antes não conseguíamos transformar isso numa boa equipe.
Felipão e Parreira sabem formar equipes como poucos, e transformaram bons jogadores soltos, numa bela equipe junta. Todos correm por todos.
Por falar em correr, Felipão instaurou na seleção o fator marcação. O time todo marca, inclusive os atacantes. Isso é fundamental no futebol atual. Hoje é comum, você ver o Brasil marcar sob pressão a saída de bola do adversário, e muitas vezes os 90 minutos.
E outra coisa imprescindível na seleção, foi o fechamento do grupo. Qualquer um sabe dizer os titulares do Brasil de cor. E até os principais reservas. Isso dá moral e tranquilidade para treinar mais forte e melhorar ainda mais até a Copa no Brasil.

Segue abaixo minha seleção brasileira para Copa do Mundo. Os 23 convocados no dia de hoje seriam:

Goleiros: Júlio César, Jeferson e Victor.
Zagueiros: Thiago Silva, David Luiz, Dante e Dedé.
Laterais: Daniel Alves, Maicon, Marcelo e Maxwell.
Meias: Luiz Gustavo, Lucas Leiva, Paulinho, Ramires, Oscar, Hernanes e Everton Ribeiro (do Cruzeiro).
Atacantes: Fred, Jô, Neymar, Hulk, Bernard.

Principal ausência: Lucas – não vejo mais lugar para esse jogador na seleção. Ele tem um grande potencial, mas não tem jogado nem no seu time na França. Para o seu lugar eu levaria um meio campo mais centralizado, mais armador. O problema é que ainda não vejo ninguém tão bom. O jogador que tá em melhor fase neste momento e com essas características é Everton Ribeiro (do Cruzeiro), mas vai depender se ele manter a regularidade e for convocado por Felipão.


Acho que a convocação não vai ser muito diferente disso.
É só esperar pra ver...


Um comentário:

Bruno Lima disse...

Concordo que são bons nomes, mas ainda incluiria nesta lista, o melhor atacante e mais injustiçado do futebol brasileiro:
- Flávio Caça-Rato, ou mais popularmente conhecido como estuprador de boi-leoas da ilha do mangue da fantasia.