quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Início da era Felipão (de novo)

Sempre fui a favor de que o técnico de futebol tem que ter tempo para organizar o time e mostrar um bom trabalho, exemplos para isso temos muito, principalmente fora do Brasil.
Quando Mano Menezes foi chamado a ser o técnico da seleção (na vaga que seria de Muricy Ramalho) achei que ele não seria o cara ideal, mas mantive a esperança de que ele fizesse um bom trabalho. Mas, ele não fez. Prometeu a seleção jogando bem e bonito, e conquistando os resultados mais á frente. Porém o tempo foi passando e nada da seleção jogar bem, muito menos bonito e nem ganhar nada.
A CBF teria todo o motivo do mundo para ter demitido o Mano na Copa América ou após os Jogos Olímpicos, mas não fez. Mano seguiu o trabalho, e quando começou a montar um esquema seguro e eficiente, quando finalmente parecia ter encontrado as peças para seleção (exceto o goleiro), o que aconteceu? A CBF vai e o demiti faltando menos de um ano para a Copa das Confederações e um pouco mais de um ano e meio para a Copa do Mundo no Brasil.
Sinceramente eu não entendo. Se era para colocar o cara para fora, deveria ter feito isso o quanto antes para que o sucessor tivesse tempo para trabalhar.
Assim, parece que Mano serviu apenas de um passatempo até a chegada (ou volta) do Felipe Scolari, que dessa vez veio com a ajuda do C. A. Parreira. Dois ótimos técnicos, mas tenho dúvidas se essa parceria vai dar certo, porém continuo esperançoso.


Na estreia da seleção na Era Felipão, o time não jogou mal, mas é um time que marca muito mal a equipe adversária (coisa que Mano estava finalmente começando a fazer com a seleção, o atacantes marcavam pressão a saída de bola e voltavam para compor o meio).
Na derrota para Inglaterra ontem, ficou claro que Oscar é o melhor meio campo que temos, e que Felipão deverá colocar um veterano ao seu lado como Ronaldinho ou Kaká (desde que eles queiram realmente jogar). Ficou claro também que Neymar precisa jogar mais pela seleção, precisa fazer a diferença que faz no Santos e que Fred é um cara iluminado (se não tiver nenhuma lesão certamente será o camisa 9).
Os volantes brasileiros convocados (Ramires, Paulinho, Arouca, Jean e Hernanes) são bons e saem bem para o jogo, mas como nossos meias e atacantes não marcam o time adversário, acaba dificultando o trabalho dos volantes, mas pela forma como Felipão monta os seus times, ele deve colocar ainda nesse meio campo um volante marcador (daqueles tipo "brucutu"). Eu espero que não, mas... 
A nossa defesa está mais do que certa, Thiago Silva e mais outro (que provavelmente será David Luiz, que é muito bom zagueiro), Marcelo na lateral esquerda e Daniel Alves na direita (que teve uma péssima atuação no amistoso, mas só temos ele mesmo). E para fechar o time o goleiro (que era a maior dúvida da Era Mano), parece que será mesmo Júlio César, mas temos ainda boas opções como Diego Alves e Diego Cavalieri.
Espero, sinceramente, que Felipão e sua comissão técnica consigam organizar esse time para a Copa das Confederações e que ele consiga cumprir o que está prometendo em todos as entrevistas... Ser Campeão do mundo em 2014 aqui no Brasil!  



Nenhum comentário: