A disciplina de Educação Física
faz parte do programa do ENEM como Estudo
das práticas corporais, que se encontra na Matriz de Referência de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, inserida na Competência de área 3, que é redigida como: Compreender e usar a linguagem
corporal como relevante para a própria vida, integradora social e formadora da
identidade.
Essa competência é dividida em três habilidades, são elas:
► H9 - Reconhecer as manifestações
corporais de movimento como originárias de necessidades cotidianas de um grupo
social.
► H10 - Reconhecer a necessidade de
transformação de hábitos corporais em função das necessidades cinestésicas.
► H11 - Reconhecer a linguagem
corporal como meio de interação social, considerando os limites de desempenho e
as alternativas de adaptação para diferentes indivíduos.
As questões de Educação Física na prova do
ENEM requerem que o aluno compreenda, reflita e interprete o movimento corporal
enquanto linguagem e expressão importante na vida, na cultura e na sociedade.
A inserção de conteúdos e
temáticas da Educação Física no Exame Nacional é muito importante para
legitimação e maior valorização da disciplina no meio acadêmico. Fazer parte do programa do ENEM
fez com que alguns alunos observassem que as aulas de Educação Física não são
apenas atividades livres e recreativas. Que a disciplina tem conteúdos e
conhecimentos específicos que devem ser compreendidos pelos alunos durante toda
a formação no ensino básico.
As questões ligadas as corpo,
ao exercício físico, a saúde e a qualidade de vida estão cada vez mais ganhando
espaço na mídia e no dia-a-dia da sociedade atual. Com isso, é importante que a
educação física escolar vivencie e desenvolva nos alunos o gosto pelo movimento
e pelas práticas corporais saudáveis e que os mesmos compreendam os benefícios do
exercício físico para a saúde e para qualidade de vida e que o façam por toda a
vida.
► Conteúdos de Educação Física que caem no ENEM:
A linguagem corporal como integradora social e formadora de identidade;
Performance corporal e identidades juvenis;
Possibilidades de vivência crítica e emancipada do lazer;
Mitos e verdades sobre os corpos masculino e feminino na sociedade atual;
Exercício físico e saúde;
O corpo e a expressão artística e cultural;
O corpo no mundo dos símbolos e como produção da cultura;
Práticas corporais e autonomia;
Condicionamentos e esforços físicos;
Além, dos conteúdos da cultura corporal (esporte, dança, lutas, jogos e brincadeiras)
Prof. Esp. Artur Felipe Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário