domingo, 29 de setembro de 2013

Educação Física no ENEM


   A disciplina de Educação Física faz parte do programa do ENEM como Estudo das práticas corporais, que se encontra na Matriz de Referência de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, inserida na Competência de área 3, que é redigida como: Compreender e usar a linguagem corporal como relevante para a própria vida, integradora social e formadora da identidade.
   Essa competência é dividida em três habilidades, são elas:
► H9 - Reconhecer as manifestações corporais de movimento como originárias de necessidades cotidianas de um grupo social.
► H10 - Reconhecer a necessidade de transformação de hábitos corporais em função das necessidades cinestésicas.
► H11 - Reconhecer a linguagem corporal como meio de interação social, considerando os limites de desempenho e as alternativas de adaptação para diferentes indivíduos.

  As questões de Educação Física na prova do ENEM requerem que o aluno compreenda, reflita e interprete o movimento corporal enquanto linguagem e expressão importante na vida, na cultura e na sociedade.
  A inserção de conteúdos e temáticas da Educação Física no Exame Nacional é muito importante para legitimação e maior valorização da disciplina no meio acadêmico. Fazer parte do programa do ENEM fez com que alguns alunos observassem que as aulas de Educação Física não são apenas atividades livres e recreativas. Que a disciplina tem conteúdos e conhecimentos específicos que devem ser compreendidos pelos alunos durante toda a formação no ensino básico.

  As questões ligadas as corpo, ao exercício físico, a saúde e a qualidade de vida estão cada vez mais ganhando espaço na mídia e no dia-a-dia da sociedade atual. Com isso, é importante que a educação física escolar vivencie e desenvolva nos alunos o gosto pelo movimento e pelas práticas corporais saudáveis e que os mesmos compreendam os benefícios do exercício físico para a saúde e para qualidade de vida e que o façam por toda a vida.    

► Conteúdos de Educação Física que caem no ENEM:
A linguagem corporal como integradora social e formadora de identidade;
Performance corporal e identidades juvenis;
Possibilidades de vivência crítica e emancipada do lazer;
Mitos e verdades sobre os corpos masculino e feminino na sociedade atual;
Exercício físico e saúde;
O corpo e a expressão artística e cultural;
O corpo no mundo dos símbolos e como produção da cultura;
Práticas corporais e autonomia;
Condicionamentos e esforços físicos;
Além, dos conteúdos da cultura corporal (esporte, dança, lutas, jogos e brincadeiras)

                                                                              Prof. Esp. Artur Felipe Lima


Nenhum comentário: