quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Dois jogos distantes, porém similares...


Ontem aconteceram dois grandes jogos de futebol. Milan x Barcelona pela Liga dos Campões e Fluminense x Grêmio pela Libertadores da América.
Guardada as proporções e dimensões de cada competição e de cada equipe, na minha visão os dois jogos foram bem parecidos.


Tanto em Milão quanto no Rio de Janeiro, os times vencedores deram um show de marcação. No caso do Milan, o time italiano soube compactar bem a defesa e não dar espaços para as infiltrações de Messi e companhia. Já o Grêmio fez um paredão à frente de Dida e ainda foi ajudado pela péssima atuação dos meias e atacantes do Flu.


Também nos dois jogos, houve a similaridade nos gols. Os primeiros gols da partida foram feitos após “bola parada” e proveito dos atacantes. E o segundo gol em Milão e o segundo e terceiro no Rio, foram assinalados após contra-ataques fulminantes e bem finalizados, e justamente quando os times que perdiam, mantinham a posse da bola (um falso controle do jogo), mas não eram efetivos nos seus ataques. Grande prova disso é que o Fluminense só finalizou uma vez durante 90 minutos e o Barça pouca vezes adentrou a área do Milan e assustou o goleiro Abbiati.


Quem sou eu para julgar um time como o Barcelona, mas quem viu o time de Guardiola jogar há pouco tempo atrás e ver o Barcelona hoje percebe uma diferença crucial: a marcação dos homens que jogam na frente (a pressão na saída de bola do adversário) que não existe mais como existia antes. Sem falar no velho problema de sempre, o time troca passes exaustivamente e não tem agressividade para atacar (parece que não sabem chutar a gol e só sabem fazer gol de dentro da área). O Barcelona depende muito da ofensividade de Messi, que quando não está num dia feliz, com promete muito o ataque do time catalão.


Pela Libertadores, o Fluminense perdeu para o ótimo time do Grêmio. O problema não foi à derrota em si, mas como se deu essa derrota. Um time jogando em casa e demonstrou-se apático, errando muitos passes, com os meias irreconhecíveis e a defesa demonstrando imensa fragilidade.
Já o Grêmio, após estrear perdendo em casa, se reestabeleceu em grande estilo, com uma grande vitória sobre um grande adversário. Fez boas contratações, inclusive a vitória de ontem teve presença de três grandes contratados: Barcos, André Santos e Vargas.

Finalizando, dia 12 de março teremos o jogo da volta na Liga dos Campões, dessa vez em Barcelona. Creio que será mais um grande jogo, resta saber o que este time do Barça vai fazer para penetrar na defesa italiana. E quanto a Grêmio e Fluminense não tenho dúvidas que os dois times passarão a segunda fase da Libertadores e irão longe na competição.


Nenhum comentário: