domingo, 11 de setembro de 2011

O que é Corporeidade?

O corpo, assim como a cultura, tem um caráter polissêmico, isto é, pode assumir vários significados (DARIDO e RANGEL, 2005), sendo estes significados resultados do valor que cada sociedade e em cada época que se remete e cultua o corpo.

De acordo com os valores culturais de cada sociedade, o corpo e suas representações terão diferentes espaços e status na organização social, material e simbólica (CARDOSO, 1994).

O que é Corporeidade?

A corporeidade significa a inserção do corpo humano num mundo significativo. É a relação dialética deste corpo consigo mesmo, com outros corpos expressivos e com objetos do seu mundo (meio em qual se insere).

“Pois o homem enquanto corpo expressivo é influenciado pelo meio, bem como, também o influencia”.
A corporeidade compreende o corpo em sua totalidade (de forma geral e complexa) e não o corpo fragmentado.

Para Freire (1991) a aprendizagem formal está presente de corpo inteiro. Pois o ser que pensa é também o ser que age e que sente. E este ser se expressa através dos seus movimentos e expressões corporais.


Somos o que fazemos e não o que dizemos. Cuide bem do seu corpo, pensando na sua saúde (que significa, segundo a OMS: completo bem-estar físico, mental e social) e não só na sua estética.


PS: Na postagem anterior, foi publicada uma crônica de autoria de Hebert Viana, mas após muita polêmica e divergências encontrou-se à verdadeira autora do texto: a jornalista Rosana Hermann. É isso aí devemos dar os créditos a quem os merece!

Um comentário:

Bruno Cesar disse...

Artur ta faltando atualizar sue blog. Entro par ler e continua na Definicao de corporeidade... Abraco