segunda-feira, 28 de novembro de 2011

A Invenção da Infância (documentário)

Este documentário é belíssimo e de forma interessante mostra a desigualdade social a partir da infância da crianças de cada grupo sócio-econômico e de cada região do Brasil.
O documentário traz também a discussão sobre o direito da criança em ter infância, ao brincar. Já que esta vivência não é realizada por conta do trabalho infantil e da rotina estafante e extenuante em que são submetidas as crianças de diferentes níveis sócio-econômicos.

Vale a pena assistir:


Deixe seu comentário sobre o documentário!

8 comentários:

Adriano 7ª série A disse...

A invenção da infância
As crianças de hoje em dia não estão mais agindo como crianças e sim como adultos, pois dês de cedo estão seguindo as instruções de como ser um adulto, deixando sua infância de lado como se fosse uma coisa normal, que pode ser dispensada em nossas vidas. Ser criança é ser livre de responsabilidades, é uma fase que você descobre o mundo. Hoje em dia os pais querem sempre que seus filhos façam alguma atividade como cursos ou esportes, geralmente para o bem da saúde e para o seu conhecimento, as crianças também precisam se divertir e brincar enquanto não precisam trabalhar. Muitas crianças têm suas infâncias perdidas por começarem a trabalhar dês de cedo e quando elas crescerem elas irão passar a mesma coisa que foi feita com ela aos seus filhos pois elas foram criadas assim. Em minha opinião as crianças deveriam ser menos forçadas aos trabalhos e sim ter seu “momento criança”.

Mariana Queiróz 7ª A disse...

A invenção da infência

As crianças atualmente são criadas como adultas, algumas trabalhando, outras consumindo e tendo uma infância muito ocupada.Elas tem é mais que se divertir sem preocupações, mas os adultos sempre botam um limite nisso, colocando hora para estudar, brincar, treinar e etc... (limitando a infância delas).
Deixando de lado a importância da brincadeira infantil, prejudicando o desenvolvimento cognitivo.


Professor, amei o video!!

Gabriela Pereira disse...

A invenção da infância
"Uma época na qual crianças podem trabalhar como adultos, consumir como adultos, partilhar das informações como os adultos, não reconhece o mundo infantil como diferente ou especial. Um mundo onde adultos e crianças compartilham da mesma realidade física e virtual é um mundo de iguais..." A época em que somos crianças, acho que é a mais importante das nossas vidas. Porque nessa época ela não temos preocupações, e tudo para nós é magico, puro. A época da infância, é algo não pode ser interrompido por nada, nem trabalho, nem preocupaçoes, nem dividas, é uma época aonde devemos aprender, brincar e sonhar. As vezes algumas pessoas confundem isso, colocam seus filhos para trabalhar e passam a ela a responsabilidade que cabe aos adultos cumprirem. A frase em que começo meu texto é falada no vídeo, e cabe a nós fazermos uma reflexão sobre ela e tentar mudar essa realidade. Criança não é adulto, criança vive em mundo muito diferente dos adultos, aonde lá só existem sonhos, brincadeiras...Algo que nao deve ser imterrompido.

amanda luiza disse...

O documentário mostra, que nem todas as crianças tem direito de ir a escola,brincar, mostra a desigualdade social, que temos no mundo.
As crianças,que nao tem condiçoes de ter uma vida que toda criança deve ter, tem que trabalhar para ajudar a família, e por isso nao tem direito de brincar, como todas as crianças que tem condiçoes.
Toda criança, deveria ter direitos iguais independentemente da classe social.
As crianças que trabalham em vez de brincar, estao perdendo perdendo, a fase mais importante da vida que é ser criança.

Nathalia 8ºB disse...

A invenção da infancia
As crianças de hoje em dia não estão vivendo sua infancia como deveria ser vivida,sem preocupações,sem dividas,sem se preocupar com trabalho,enfim.Alguns pais hoje em dia querem que os seus filhos façam cursos,etc.As crianças de hoje em dia não estão mais vivendo sua infancia,não estão mais brincando e sim se preocupando com suas obrigações,com trabalho.A infancia é uma época da vida muito importante e que não deve ser interrompida por nada!

Rebeca Lins. 7ª B disse...

O documentário mostra a diferença entre as crianças com boas condições financeiras e o outro lado dessa realidade, ou seja, mostra as crianças que tem sua infância perdida através do trabalho infantil para ajudar sua família que passa necessidades. Dessa maneira, essas crianças deixam de viver a melhor época de suas vidas agindo como adultos. No entanto, percebi que todas as crianças, sejam elas ricas ou pobres, tem um mesmo sonho, que essa infância que eles vivem influencie para eles tenham um futuro melhor.

Beatriz 8ª série B disse...

A invenção da infância

Atualmente,as crianças agem como adultos,não apenas trabalhando,mas recebendo as informações e consumindo tanto quanto eles,mesmo quem não trabalha para com isso sustentarou ajudar sua familia,tem horarios,metas e necessidades como adultos,muitas das crianças são matriculadas em muitas coisas,todos
gastam mais tempo com essas atividades do que com sua propria diversão,alguns tem pouquissimo tempo,pois,entre trabalhar e estudar ,o tempo que sobra é muito pouco,contudo,muitos conseguem brincar nesse tempo,mas sua infancia é perdida por culpa da necessidade do trabalho,as futuras gerações dessas familias,iram seguir esse exemplo ,trabalhar na infancia e perder a diversão.
A infancia é uma parte importante da vida de cada pessoa,cada uma tende a vivenciar de meodos diferente,todos temos que ter uma infancia da qual lembraremos pelas brincadeiras,diversão ,jogos e amigos,não por trabalhar e ter horarios corridos,gastar dinheiro,todos devemos ter a infancia repleta de descobertas,essa é uma parte importante da sua vida e voce se lembrara dela mais tarde,e sua lembrança devera ser feliz,não cansada ou sem tempo,muitos dizem que as crianças devem começar a levar a vida a serio desde cedo,mas elas devem aproveitar a epoca de ouro das suas vidas.

Manoel Athos 8°B disse...

A invenção da infância
O filme tem como tema o contraste das diferentes classes sociais que se interligam em um ponto comum: crianças vivendo como adultos. O documentário "A invenção da infância” mostra claramente os caminhos e descaminhos da noção de infância no Brasil, O titulo quer mencionar que para as crianças inventa-se infância quando se decide deixá-las brincar, irem à escola e ”ser criança”. Partindo desta visão, as crianças pobres são vistas como meio de ajuda a família, assim, algumas mães relatam no filme a perda de muitos filhos devido à situação precária e reclamam da perda deles por não poderem ajudar no sustento da família. Desse modo, as crianças são vistas como força trabalhista. Diante dessa realidade as crianças são levadas a pensar e agir como adultos. Desta forma, acredito que na sociedade brasileira atual, apesar de existir uma legislação que defini o que é ser criança e também seus direitos reservados à infância, não é o que vivenciamos na prática, pois nem sempre ser criança é ter direito a viver a infância, seja pela exclusão social ou pela exploração do seu trabalho.