Começou neste domingo, 15 de janeiro, o Campeonato Pernambucano de Futebol. Temos tudo pra acreditar que este ano promete. Promete ter um campeonato bom, bem disputado e com nível técnico melhor do que o no anterior.
Digo isso porque para começar a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) está sob nova direção e ao que me parece mais profissional. Temos nossos três grandes clubes vindo de ascensões em 2011. O Sport e o Náutico jogarão a Série A do Brasileirão - o que implica mais renda e um time mais qualificado. O Santa Cruz finalmente saiu da Série D e subiu para a Série C, além de ser o atual Campeão Pernambucano. O Santinha fez este ano coisa que não fazia há muito tempo, conseguiu manter a base e o treinador e fez boas contratações para a temporada.
Não podemos esquecer e deixar de falar dos times de menor expressão, que a cada ano que passa dificulta mais a vida dos clubes da capital. Cada ano é mais difícil vencer no agreste ou no sertão pernambucano.
O América (time que já foi um grande da Capital) este ano inovou fora do gramado. Fez o que para mim foi a maior jogada de marketing do Futebol Pernambucano dos últimos anos, trouxe a musa da Copa do Mundo de 2010, a paraguaia Larissa Riquelme. E colocou a marca do clube no cenário estadual, nacional e até mundial.
Outra grande promessa deste campeonato estará no banco de reservas. São os treinadores. O Santa, o Náutico e o Sport mantiveram os treinadores. Zé Teodoro (ou Te Adoro - como gosta a torcida Coral). Waldemar Lemos (querido pela torcida alvi-rubra). E Mazola Júnior (o técnico que salvou o Sport). Por falar em Mazola ele (como já tinha feito antes) mostrou que vai ser polêmico com suas frases de efeito. Sem falar em outros nomes consagrados como Dado Cavalcanti (treinador jovem e competente), Alemão (ex jogador da Seleção Brasileira), Mirandinha (ex ídolo do Sport e do Corinthians) e outros que buscam o seu espaço no Futebol.
E aí você acha ou não que este Campeonato Pernambucano 2012 promete?
Nenhum comentário:
Postar um comentário