segunda-feira, 13 de agosto de 2012

O Brasil em Londres 2012...


Hoje dei aula sobre os Jogos Olímpicos. Fiz a seguinte pergunta: O que vocês acharam do desempenho do Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres 2012?
Particularmente eu já sabia a resposta da maioria dos alunos. É praticamente a mesma da maioria da população brasileira. Todos creem que o desempenho do Brasil foi horrível. Infelizmente temos um país que vive a cultura do Futebol apenas... E só pensa no resultado quantitativo. Falam muito do resultado, mas não vive o esporte diariamente... Só veem esportes como: handebol, basquetebol, tae-kwon-do, boxe, judô, ginástica, vela e muitos outros no período dos jogos olímpicos (a cada quatro anos).
No Brasil não temos incentivo financeiro e cultural adequado para o esporte. Não temos um projeto de base no esporte (exceto alguns poucos esportes como o Voleibol). Não temos um planejamento decente a médio e longo prazo para conquistas maiores em futuras competições olímpicas. É triste, mas é assim...


Ainda assim, nestes jogos tivemos o maior número de medalhas da história de nossa participação olímpica (17 no total) e ficamos na 22º colocação geral no quadro de medalhas (melhor que em Pequim quando ficamos em 23º). Tivemos três ouros que poderia ter sido cinco ou seis facilmente, mas... (nossa melhor participação foi em Atenas 2004 quando tivemos cinco ouros, mas somente dez medalhas no total).
Infelizmente a realidade é dura e cruel, não tínhamos (nem teremos tão cedo) condições de concorrer com EUA, China, Grã-Bretanha, Rússia, Itália, etc.
Precisamos concorrer com nossos próprios resultados, comparando-os com resultados anteriores.


O COB – Comitê Olímpico Brasileiro – “gostou” do resultado final em Londres 2012. Houve críticas para alguns esportes pontuais como Atletismo (que não trouxe nenhuma medalha), Natação, Vela e a Ginástica Feminina por exemplo. Mas, o desempenho geral foi dito como positivo. Em contrapartida, o objetivo para o Rio 2016 é ficar entre os dez melhores no quadro de medalhas, para isso o Brasil terá que dobrar o número de medalhas e ter pelo menos sete medalhas de ouro.

Para isso precisamos ter planejamento e incentivo não só financeiro, mas cultural e educacional... Temos que melhorar a educação do país e depois melhorar o Esporte. Tudo começa com uma boa base... Será que dá tempo para 2016?


Nenhum comentário: