quinta-feira, 26 de julho de 2012

Caso de Preconceito racial nos Jogos Olímpicos de Londres 2012

Infelizmente o preconceito racial voltou a ser manchete num grande evento esportivo. Os Jogos Olímpicos de Londres 2012 nem começaram e já temos um caso de racismo no esporte.
A atleta grega Paraskevi Papahristou de salto triplo foi cortada dos jogos ontem pelo Comitê Olímpico Grego devido aos comentários racistas feitos pela atleta no Twitter, que geraram enorme repercussão na Grécia. No último dia 22, ela disse que "com tantos africanos na Grécia os mosquitos no Nilo Ocidental iriam comer comida caseira".
Em comunicado, a entidade disse que "os comentários vão contra os valores e ideais do olimpismo". O comitê revelou ainda que a atleta não está mais em Londres.
Após o corte, Papahristou lamentou o ocorrido e pediu desculpas, também pela mídia social:
- Eu gostaria de expressar minhas desculpas sinceras pela piada. Estou muito arrependida e envergonhada pelas respostas negativas. Nunca quis ofender ninguém ou desrespeitar os diretos humanos - postou a atleta, que ainda se desculpou com os amigos, atletas, técnico e família.
(Matéria publicada no site LanceNet em 25/07/12)

Espero que não existam outros casos de preconceito nestes jogos de Londres para que péssimos exemplos assim não ofusquem o verdadeiro espírito olímpico. 



Nenhum comentário: