segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Expulsão por falta de Fair Play?


Ocorreu nesta segunda-feira (12/12/11) no Campeonato Brasileiro Sub-20 um grande equívoco. No jogo entre Figueirense x Bahia o atacante Pottker (do Figueirense) aproveitou uma bola ao chão para arrancar rumo à área adversária e marcar o terceiro gol para seu time, causando revolta nos jogadores do Bahia, que queriam que o jogador devolvesse a bola ao time adversário. O árbitro David Baquini considerou que houve uma atitude antidesportiva e expulsou o camisa 9 do Figueirense.

Explicando melhor o lance: O jogo havia sido interrompido, quando o Bahia estava com a posse de bola, para que Diogo (Figueirense) recebesse atendimento médico após se chocar com a trave direita. O juiz deu bola ao chão para o reinício da partida. Os jogadores do Bahia esperavam que o Figueira devolvesse a bola. O que não aconteceu e gerou toda confusão.

Segundo o comentarista de arbitragem do SporTV, Leonardo Gaciba, a regra não prevê punição para a falta de fair play. Para Arnaldo César Coelho, árbitro da final da Copa de 82, o juiz acertou ao validar o gol, mas errou ao expulsar o jogador do Alvinegro catarinense.

A  atitude do atacante foi criticada pelo seu próprio treinador.
- A atitude dele foi errada. Nós da comissão técnica pedimos para ele jogar a bola para fora e ele não o fez. Pode ter certeza que vamos repreendê-lo. Mas a expulsão foi injusta - afirmou o técnico do Figueirense, Fernando Gil.


O fair play é “um tipo de código de ética esportivo não formalizado” (RUBIO, 2007, p.307). Segundo Carvalho e Custódio (2007) o fair play pode ser entendido como a adesão voluntária às regras do esporte, princípios e códigos de conduta, obedecendo ao critério da justiça e renunciando a vantagens injustificadas.

Deve-se defender sempre a utilização do Fair Play, mas não existe na regra do futebol, que o jogador seja obrigado a fazê-lo sendo passível à punições. O Fair play não é uma conduta formal (que seja formalizado nas regras), por isso deve ser ensinado e desenvolvido desde cedo aos alunos na iniciação esportiva para que no futuro os mesmos saibam respeitá-lo e usá-lo adequadamente de forma limpa, justa e com atitude desportiva.


Nenhum comentário: