domingo, 4 de maio de 2014

Até Quando?

O que está faltando para alguma coisa séria ser feita contra a violência no futebol?

Mais uma péssima notícia de violência. Uma trágica notícia nesta sexta-feira, 2 de maio, após o jogo entre Santa Cruz e Paraná, pela Série B. Um torcedor foi morto nas imediações do Arruda após ser atingido por uma vaso sanitário, que foi atirada para fora do estádio.
Esse episódio lamentável ocorreu após o jogo, fora do estádio, depois de uma briga entre as duas torcidas dos clubes. De acordo com a Polícia Militar, foram atirados da arquibancada dois vasos sanitários. Não há suspeitos, nem detidos, até o momento.


“A cena não é novidade no futebol pernambucano. Dia de jogo em Pernambuco, é quase um sinônimo de guerra com brigas constantes entre as torcidas da capital. Ver privadas e outras partes dos estádios sendo atiradas das arquibancadas também não é algo novo. Lamentável isso. Lembrando que as organizadas já foram punidas neste ano com o veto de frequentarem os estádios. Pelo visto é necessário maiores ações por parte das nossas autoridades” afirma Thiago Wagner, no Blog do Torcedor do Portal UOL.

A CBF interditou o estádio do Arruda. Concordo que o estádio deva ser interditado. Pois, a segurança deve vir sempre em primeiro lugar, independente do time que se torça, do resultado ou de qualquer coisa. Mas só isso não basta.
Acredito que punindo as instituições e seus espaços particulares possa diminuir essa infeliz incidência de violência. Mas, o mais importante de tudo é prender os marginais assassinos que fizeram isso. Somente punir o clube e interditar o estádio não adianta nada. Tem que ter justiça, Tem que ter prisão!
Por último, sou totalmente contra todas as torcidas organizadas do futebol. São marginais travestidos de torcedores, trata-se de facções criminosas legalmente aceitas pelo poder público, pela polícia e pela sociedade. Essas organizadas são o "câncer" do futebol. Tem que ser extintas.
As autoridades, que tem o poder, deveriam interditar os locais, punir os clubes e as federações, se for o caso. E principalmente punir criminalmente essas torcidas organizadas e os marginais assassinos que sempre estão envolvidos em casos de violência.