quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Será que a FIFA resolverá o problema do Racismo no futebol agora?

A cena se repete. E, infelizmente, o racismo continua a assombrar o futebol no mundo (especialmente na Europa).

A FIFA prega o slogan: “Say no to racism” (“Diga não ao racismo”) e recentemente resolveu criar um protocolo antirracismo, que diz que em caso de ofensas raciais, a partida deve ser paralisada e o serviço de som do estádio deve solicitar que essas manifestações parem. Se elas se repetirem, o árbitro é orientado a interromper a partida e os dois times têm ir para o vestiário. Se o comportamento da torcida se mantiver, suspende-se o jogo.


Porém, na prática, a FIFA não tem sido enérgica e eficiente nos atos contra o preconceito racial no futebol.

Recentemente, ocorreu mais um caso de racismo. Dessa vez na maior competição do mundo, a Liga dos Campeões da Europa. No jogo entre CSKA x Manchester City, na Rússia.
O jogador Yaya Touré foi alvo da torcida. Durante a partida, ele avisou ao árbitro, que nada fez. A FIFA puniu brandamente o clube russo, com a interdição de um pequeno espaço da arquibancada (parte onde aconteceram os insultos racistas).


Enquanto, a FIFA e seu presidente, Joseph Blater, fazem vista grossa o jogador Touré foi enfático após o fim do duelo contra o CSKA e enviou uma mensagem a UEFA ameaçando que, caso providências não fossem tomadas, os jogadores negros boicotariam a Copa do Mundo de 2018, que será realizada justamente na Rússia.

"É um problema real aqui (na Rússia), algo que acontece o tempo todo, e é claro que eles precisam resolver o problema antes da Copa do Mundo. Caso contrário, se não tivermos confiança para ir ao Mundial na Rússia, nós não iremos", alertou o jogador em entrevista divulgada pelo Daily Mail.


Finalmente alguém parece ter tido coragem e vontade de fazer algo para exterminar esse mal no futebol e da sociedade em geral. Espero que a FIFA tome providências sérias, punindo severamente os clubes e utilizando de força policial para indiciar e prender os torcedores racistas que ainda insistem em achar que a cor da pele é algo que deva ser usado como ofensa.
Falta de educação e de caráter, sim são ofensas graves. Espero que a FIFA pare de falar e comece a agir...