sábado, 23 de junho de 2012

Pra falar de futebol arte...

Futebol é arte. Futebol é graça. Assistir uma bela atuação de futebol não tem preço. O amante do futebol agradece o que fazem as seleções da Alemanha e da Espanha nesta Euro Copa 2012.
Alemanha e Espanha estão fazendo os apaixonados retomar o prazer de ver um ótimo espetáculo no campo de futebol. Um futebol bem jogado, com posse de bola, volume de jogo, talento, ousadia e arte.
Ver essa duas seleções jogar é um deleite ao bom futebol.  São onze jogadores que dão um verdadeiro show de bola. Quando tem a posse da bola, utilizam passes rápidos, mas calmos e com muita qualidade (em alguns momentos parecem passes até displicentes e despretensiosos). Com movimentações inteligentes e boas infiltrações do ataque. Já quando estão sem a bola à entrega do time é total, todos marcam e fazem pressão em cima do adversário que estiver com a bola. Um verdadeiro espetáculo do futebol arte.
Não precisa ter só um jogador bom, fora de série como Messi, Cristiano Ronaldo e Neymar. Afinal, o futebol é um esporte coletivo, nenhum jogador pode ser maior ou melhor do que o coletivo da equipe. E olhe que a Alemanha e a Espanha têm vários feras, mas todos jogam em função da equipe e não o contrário, todos se entregam por completo no jogo e não só quando querem ou acham que precisam.
Eu sonho em ver um dia a nossa seleção jogar desta forma. Pra quem lembra, essa foi uma das principais promessas do Mano Menezes quando assumiu a seleção brasileira. Bons jogadores, com talento e qualidade nós temos, mas precisamos ter atitude e vontade de mudar, de não fazer um futebol burocrático.
Tivemos lampejos desse bom futebol nos amistosos contra a Dinamarca, os EUA e a Argentina. A seleção teve posse de bola, velocidade, infiltrações e principalmente marcação na frente, pressão na saída de bola do adversário, roubando a bola próximo ao gol e facilitando o ataque.
Espero que Mano e os jogadores brasileiros estejam vendo a Alemanha e a Espanha jogarem, para o bem do futebol arte. E o nosso futebol agradece...