sábado, 31 de dezembro de 2011

Feliz 2012!

Este ano de 2011 foi muito bom. Bom demais!


Mas o melhor é a expectativa e a esperança que ano que vai iniciar seja ainda melhor...
Novas experiências, novas possibilidades, melhores perspectivas, sonhos realizados, desejos adquiridos e muito, muito, muito mais.

A todos que sempre visitam este espaço, sejam amigos, colegas, entes, parentes, professores, alunos, atletas, visitantes, blogueiros, etc.  Desejo um Feliz 2012 para todos nós! Que este ano que se inicia logo mais seja no mínimo melhor que o que está ficando para trás.

Esses são os votos desse mero e singelo professor...

sábado, 24 de dezembro de 2011

Mensagem de Natal

Música: Então é Natal
de: John Lenon / Yoko Ono
Versão: Claudio Rabello
Adaptação: Artur Felipe 

Então é natal, e o que você fez? O ano termina, e nasce outra vez
A cada ano renove as esperanças, nunca deixe de tentar, nunca deixe de sonhar. nunca se ache incapaz, e se alguém assim o disser, ignore e tente outra vez.
Então é natal, a festa cristã. Do velho e do novo, do amor como um todo
Ame ao próximo como amas a ti mesmo. Sejas sincero no amor e receberás tudo em dobro.
Então bom natal, e um ano novo também. Que seja feliz quem, souber o que é o bem
Quem ainda não sabe nunca é tarde para aprender. O bem gera o bem. Faça o bem e contagie alguém.
Então é natal, pro enfermo e pro são. Pro rico e pro pobre, num só coração
Deus abençoe os doentes, e os sãos agradeçam a Deus. Deus ama a todos de bom coração independente de gênero, raça ou classe social.
Então bom natal, pro branco e pro negro. Amarelo e vermelho, pra paz afinal 
Deus ama a todos de bom coração independentemente da cultura ou cor da pele. O homem tem a paz e não sabe, a paz vive dentro de si mesmo. Pena que os homens estão surdos
Então bom natal, e um ano novo também. Que seja feliz quem, souber o que é o bem
Quem ainda não sabe nunca é tarde para aprender. Aproveite a oportunidade, faça caridades, cultive a humildade e multiplique as amizades.  
Então é natal, e o que a gente fez? O ano termina, e começa outra vez
Ainda há tempo, não fique parado, sonhe e conquiste seus sonhos. Um ano novo vai chegar, na noite de natal aproveite para pensar, refletir e sonhar mais outra vez.
E então é natal...

Feliz Natal a todos os familiares, amigos, professores, alunos e acompanhantes deste blog. Que Deus nos ilumine sempre e nos abençoe e dê forças para nossa caminhada.

                                                             Artur Felipe



Dica de filme: Pra Sempre Vencedor

Filme: Forever Strong (EUA, 2008) "Pra Sempre Vendedor"

Este filme conta uma história verídica até certo ponto comum. Mas a trajetória que segue durante o filme é fantástica. um adolescente talentoso como jogador de rugby, mas muito cobrado e pressionado pelo pai (que é seu treinador) se envolve com bebidas e más influências, e acaba causando uma acidente de carro.
Por conta deste acidente (e por ser menor de idade) ele vai para um internato. Lá ele tem a oportunidade de conhecer e poder jogar no time adversário, o Highland Rugby. Então ele conhece o treinador Gelwix e sua forma de trabalhar (bem diferente do seu pai).
Gelwix é um treinador que trabalha com valores e atitudes positivas, e afirma no filme que não quer fazer um time vencedor e sim construir jovens vencedores, que serão sempre fortes no campo e na vida. Estes valores do treinador e a união de toda a equipe mudam pra sempre a vida deste jovem rapaz.

Assista ao trailer legendado do filme:


Assista também a um trecho do filme que mostra o trabalho em equipe do Highland Rugby:
 

Fica a dica de um bom filme tanto para os treinadores quanto para os pais e principalmente para os jovens atletas.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Dica de filme: Filhos do Paraíso, 1998

Filme: Filhos do Paraíso - Children of Heaven (Irã, 1998)

Este filme iraniano é belíssimo, simples e comovente. Venceu vários concursos de cinema e foi candidato ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1999.
A história do filme é contada na relação entre dois irmãos e transmite belos exemplos de valores para nossa sociedade. Valores como: amor, fraternidade, apoio mútuo, amizade, respeito, honestidade (apesar da carência e da dificuldade financeira), dignidade, solidariedade e fair play. 

Segue o threiler do filme:



"Um maravilhoso, extraordinário e comovente filme. Atuação marcante com talento, humor e delicadeza." - New York Post

"Filhos do Paraíso é extremamente tocante em uma história de profunda devoção entre crianças. É um filme comovente... irresistível!" - Los Angeles Times

"Uma obra simplesmente arrebatadora." - New York Magazine

"Filhos do Paraíso ilustra os simples laços do amor." - Miami Herald

Filme recomendado a todos, especialmente as crianças e aos jovens.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Equipe ABAJ (Retrospectiva 2011 e novas conquistas em 2012)

Gostaria de agradecer a todos os atletas da Equipe de Competição da ABAJ pela convivência, troca de conhecimentos e novas experiências neste ano de 2011.

Um salve especial aqueles que "aguentaram" e fizeram parte desta equipe durante todo o ano. E independente das vitórias ou derrotas, sucessos ou insucessos, pódios ou repescagens, treinaram com garra, dedicação e comprometimento.

Tenho total certeza de que este ano foi apenas o alicerce da nossa caminhada futura. Que 2012 será ainda melhor e que alcançaremos voos maiores e conquistaremos todas as metas que almejarmos.

Como ficou combinado, utilizaremos este espaço para todos deixarem seus comentários, novas ideias, sugestões para 2012 e as frases para serem expostas na Sala do Físico.

Feliz Natal e Boas Férias!
E um 2012 cheio de conquistas para todos nós.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Expulsão por falta de Fair Play?


Ocorreu nesta segunda-feira (12/12/11) no Campeonato Brasileiro Sub-20 um grande equívoco. No jogo entre Figueirense x Bahia o atacante Pottker (do Figueirense) aproveitou uma bola ao chão para arrancar rumo à área adversária e marcar o terceiro gol para seu time, causando revolta nos jogadores do Bahia, que queriam que o jogador devolvesse a bola ao time adversário. O árbitro David Baquini considerou que houve uma atitude antidesportiva e expulsou o camisa 9 do Figueirense.

Explicando melhor o lance: O jogo havia sido interrompido, quando o Bahia estava com a posse de bola, para que Diogo (Figueirense) recebesse atendimento médico após se chocar com a trave direita. O juiz deu bola ao chão para o reinício da partida. Os jogadores do Bahia esperavam que o Figueira devolvesse a bola. O que não aconteceu e gerou toda confusão.

Segundo o comentarista de arbitragem do SporTV, Leonardo Gaciba, a regra não prevê punição para a falta de fair play. Para Arnaldo César Coelho, árbitro da final da Copa de 82, o juiz acertou ao validar o gol, mas errou ao expulsar o jogador do Alvinegro catarinense.

A  atitude do atacante foi criticada pelo seu próprio treinador.
- A atitude dele foi errada. Nós da comissão técnica pedimos para ele jogar a bola para fora e ele não o fez. Pode ter certeza que vamos repreendê-lo. Mas a expulsão foi injusta - afirmou o técnico do Figueirense, Fernando Gil.


O fair play é “um tipo de código de ética esportivo não formalizado” (RUBIO, 2007, p.307). Segundo Carvalho e Custódio (2007) o fair play pode ser entendido como a adesão voluntária às regras do esporte, princípios e códigos de conduta, obedecendo ao critério da justiça e renunciando a vantagens injustificadas.

Deve-se defender sempre a utilização do Fair Play, mas não existe na regra do futebol, que o jogador seja obrigado a fazê-lo sendo passível à punições. O Fair play não é uma conduta formal (que seja formalizado nas regras), por isso deve ser ensinado e desenvolvido desde cedo aos alunos na iniciação esportiva para que no futuro os mesmos saibam respeitá-lo e usá-lo adequadamente de forma limpa, justa e com atitude desportiva.


domingo, 11 de dezembro de 2011

Dica de filme: Karate Kid 2010

Filme: Karate Kid (EUA, China - 2010). 

O filme é muito bom e retrata diversos assuntos que devem ser refletidos e discutidos. A começar pela difícil adaptação de uma cultura para outra (da americana para a chinesa). Outra questão muito importante abordada no filme é o Bullying. O filme de certa forma (na verdade bem sutil) também mostra o preconceito racial e cultural.
Mas, o melhor do filme são as lições que o mesmo traz diante de cenas fortes e emocionantes. Os ensinamentos que o velho mestre (Jackie Chan) passa ao aprendiz (Jaden Smith - filho de Will Smith). Ensinamentos estes, que são básicos, mas cada vez mais difíceis de serem vistos pelos jovens atualmente como: disciplina, respeito, solidariedade, amizade, compaixão, perseverança e determinação.

Recomendo a todos assistirem a este filme. Vale a pena!



   

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Seis meses do Blog no ar!

Hoje faz exatos seis meses que o blog do professor Artur Felipe está no ar. Criado com o intuito de ser um espaço para disseminar conhecimento, gerar debates e fazer com que os visitantes tenham vez e voz.
Acredito que o blog venha de forma lenta, porém gradual, servindo ao propósito ao qual foi criado. Espero poder fazer mais para que as pessoas possam enriquecer mais o seu conhecimento, alimentar novas ideias e fazê-las refletir sobre temas ligados ao Esporte e a Educação Física.
Neste momento o melhor que posso fazer é agradecer as pessoas que sempre visitam e interagem com o Blog. E reafirmar que sem essas pessoas não faria sentido algum escrever posts aqui.
Agradeço mesmo aos mais de dois mil acessos nestes seis meses!

Obrigado!

                                                             Prof. Artur Felipe