segunda-feira, 28 de novembro de 2011

A Invenção da Infância (documentário)

Este documentário é belíssimo e de forma interessante mostra a desigualdade social a partir da infância da crianças de cada grupo sócio-econômico e de cada região do Brasil.
O documentário traz também a discussão sobre o direito da criança em ter infância, ao brincar. Já que esta vivência não é realizada por conta do trabalho infantil e da rotina estafante e extenuante em que são submetidas as crianças de diferentes níveis sócio-econômicos.

Vale a pena assistir:


Deixe seu comentário sobre o documentário!

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Mais do que apaixonada um exemplo de torcida.

Desde o início do Blog nunca foi minha intenção transformá-lo num espaço para divulgar e falar exclusivamente de um time de futebol do estado. Sempre relutei em postar sobre o meu time de coração. Mas dessa vez vou falar. Até porque não falarei do time do Santa Cruz e nem da instituição Clube Mais Querido.


Vou falar da sua torcida. Linda e apaixonante. Admirada em todo o mundo. Noticiada em diversos países e diferente línguas.
Ontem o Santa perdeu o jogo, perdeu a taça, perdeu o título do Campeonato Brasileiro (mesmo que da Série D). Confesso que temia qual seria a reação da torcida caso acontecesse uma derrota.
Mas fiquei feliz e orgulhoso de fazer parte desta torcida. Mesmo com a derrota, os tricolores perderam de pé, de cabeça erguida. Aplaudiram o time e saíram do estádio de forma pacífica e ordenada.


Eu já achava esplendoroso um time estar nessa situação e sua torcida não abandoná-lo, ser fiel e ajudá-lo a se re-erguer. Ter a maior média de público de todo o Brasil. e incentivar sempre, mesmo quando parecia impossível.


E ontem eu fiquei maravilhado, com essa torcida, pela paixão e pela gratidão a este time que conseguiu tirar este Imenso Clube das Multidões da quarta divisão. Espero que seja só o começo do retorno do Santa Cruz a elite do Futebol Brasileiro.

    

Infelizmente, casos recentes de Racismo no Futebol.

Algumas pessoas teimam em dizer que o racismo no futebol é coisa do passado, que no tempo atual esta lástima não existe mais, uma das pessoas que defende esta tese é o dirigente da FIFA, Joseph Blater.

Numa entrevista recente e polêmica o presidente da FIFA disse que dentro de campo não há racismo e se tiver é só os dois jogadores envolvidos se cumprimentarem e então está tudo resolvido.

Não podemos minimizar ou tentar esconder este sério problema. Como se um aperto de mão ou um abraço forçado fosse diminuir a gravidade deste assunto.

Para demonstrar o quanto o racismo, infelizmente, ainda está presente no futebol, segue abaixo alguns temas e seus links do globoesporte.com que tratam do assunto nas últimas 24 horas:

→  Besiktas garante que não houve racismo contra Eboué no clássico

Marfinense do Galatasaray foi alvo de garrafas e objetos lançados pelos torcedores. 'Turcos tiveram mesmo tratamento', diz porta-voz do clube



→ Cruyff é acusado de ofender ex-jogador com insultos racistas

Ex-técnico do Barcelona teria afirmado a Davids que ele está no Ajax 'apenas por ser negro'



→ Brasileiro acusa torcida de racismo na Grécia: 'Deu uma tristeza danada'

Ex-jogador do Cruzeiro, lateral Edimar, do Xanthi, diz que ouviu sons imitando macaco após fazer gol na vitória sobre o PAS Giannina


http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2011/11/brasileiro-acusa-torcida-de-racismo-na-grecia-deu-uma-tristeza-danada.html


→ Bilbao escala jogador negro pela primeira vez em 113 anos de história

Filho de angolano e nascido no País Basco, defensor Jonás Ramalho entrou no segundo tempo da vitória sobre o Sevilla neste domingo


http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2011/11/bilbao-escala-jogador-negro-pela-primeira-vez-em-113-anos-de-historia.html

Infelizmente, esses são os casos recentes veiculados pelo meio de comunicação sobre o racismo no Futebol. E ainda tem gente que diz que isso não existe mais...!

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

1º SHOTYUGUEIKO (Treinamento de Verão de Judô) RECIFE-PE 2012

AGORA SIM...

TÁ TUDO CONFIRMADO!!! DE 25 A 29 DE JANEIRO DE 2012 NO GERALDÃO EM RECIFE ACONTECERÁ O I SHOTYUGUEIKO DO RECIFE-PE (Treinamento de Verão de Judô na capital pernambucana).

O evento será promovido e organizado pela Associação Bruno Amorim de Judô (ABAJ) sob a coordenação geral do professor Artur Felipe e coordenação técnica do sensei Bruno Amorim. 

O treinamento contará com a honrosa participação do convidado Carlos Honorato (vice-campeão olímpico) ministrando uma semana de fortes treinamentos e muito enriquecimento para os judocas pernambucanos, e com certeza, para o judô de toda a região nordeste.


O TREINAMENTO CUSTARÁ R$ 100,00 (CEM REAIS) E AS VAGAS SÃO LIMITADAS.
CORRA E GARANTA LOGO A SUA VAGA!!! PARTICIPE DESTE GRANDE EVENTO!

Incrições pelo fone (81) 91284627 (Prof. Bruno Amorim)
ou (81) 96095120 (Prof. Artur Felipe)
ou ainda pelo site www.abaj-pe.com.br.


segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Um belíssimo espetáculo de Futebol...


Mais uma vez a equipe do Santos protagonizou um belíssimo espetáculo de futebol neste domingo. Dessa vez o adversário foi o bom time do Vasco da Gama. Que mesmo sendo um bom time não foi páreo para o brilhante time da Baixada Santista.

Depois de algum tempo, o Santos voltou a jogar completo (ou quase, pois estava sem o lateral esquerdo Léo, mas Muricy improvisou Durval e ele deu conta do recado). Inclusive, com a volta do comandante que estava afastado por problemas médicos.
Foi ótimo ver Paulo Henrique Ganso voltar a jogar futebol, em alto estilo e o 90 minutos do jogo. E como joga este camisa 10. É pura categoria com a bola no pé.
Foi mais uma vez gratificante ver Neymar em campo desequilibrando os adversários e placar a favor do seu time. Joga demais esse garoto!
Como é fascinante ver estes jovens garotos jogando futebol, entre outros que este belo time do Santos tem (Danilo, Arouca, Henrique, Borges, Rafael, entre outros).

Eu fico pensando: Como deve ser bom torcer pro um time desse. Ir ao estádio e saber que vai ver um belíssimo espetáculo de futebol. Se o time vai ganhar? Não dá para saber, mas que os “caras” vão dar um show de futebol, isso é quase certo.


Espero que o time se mantenha bem e cresça de qualidade até chegar no Mundial de Clubes em Tóquio. E arrebente lá no Japão. Vou torcer muito para ver uma final entre Santos e Barcelona. Pelo bem do futebol. E quem quiser apostar... Eu aposto no time brasileiro!

Pois, acredito no futebol arte dos brasileiros e confio no seu comandante que disse recentemente que não ia levar seu time para “marcar” o Barcelona, mas sim, caso jogasse contra eles, se preocuparia em fazer os meninos da vila jogarem e se divertirem.

E você, aposta em quem?



quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Vídeo sobre o Esporte Brasileiro

Este vídeo traz ainda mais assuntos a serem refletidos e discutidos por toda a sociedade brasileira, não só os profissionais de Educação Física ou amantes do Esporte, mas principalmente os nossos políticos e, reforçando, a todos nós da sociedade que temos o poder do voto e escolhemos muito mal os nossos governantes. 


Deixe seu comentário para reflexão, discussão e aprofundamento sobre este tema riquíssimo.